Embaúba Vermelha - Cecropia glaziovii

Existem mais de 60 espécies de embaúbas distribuídas pela América Latina, sendo que 20 delas ocorrem no Brasil. São árvores do gênero Cecropia, dentre elas temos a Cecropia glaziovii conhecida popularmente como embaúba vermelha e que ocorre exclusivamente na Mata Atlântica.

Cecropia glaziovii


Característica da embaúba vermelha


As embaúbas são bem notáveis entre as demais árvores devido ao formato em candelabro de sua copa. São árvores pioneiras, elas crescem em clareiras nas matas e em locais degradados pela ação do homem, criando condições ambientais para que outras espécies de árvores se estabeleçam.

Então elas preparam o terreno com sombra e matéria orgânica, que proporcionam nutrientes e retenção de umidade no solo. E como é uma árvore muito frequentada por pássaros que vêm se alimentar ou descansar em seus galhos, essas aves acabam soltando, regurgitando ou defecando sementes de outras espécies arbóreas.

Uma das características marcantes da Cecropia glaziovii são os tons avermelhados das folhas novas que surgem e das estípulas que protegem essas folhas.

embaúba vermelha


As folhas são palmatilobadas e muito ásperas ao tato, chegando a parecer com lixas. Os ápices dos lobos foliares obtusos é outra característica dessa espécie que a diferencia de muitas outras, principalmente da Cecropia pachistachia, a embaúba branca mais comum por todo o país.

As inflorescências são tipo espigas e os frutos são carnosos e doces, oferecendo um banquete para diversos animais silvestres que se alimentam e ajudam a dispersar suas sementes. Dentre eles; morcegos, macacos, gambás, quatis, inúmeros pássaros, e o bicho preguiça que também se alimenta de suas folhas.

Essas embaúbas possuem o tronco oco, onde formigas de um gênero específico nidificam. É uma relação ecológica chamada de mutualismo onde ambos os indivíduos se beneficiam. Neste caso a formiga tem abrigo e alimento, pois a embaúba fornece substância adocicada, e, em troca, a formiga fornece proteção à embaúba atacando quando surge qualquer perturbação na árvore.

Portanto, as embaúbas são árvores de grande importância ecológica por produzir alimento para a fauna e proporcionar condições de regeneração florestal.

Assista ao vídeo da embaúba vermelha no Youtube



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem