Quando plantamos em vasos utilizando terra do jardim, é normal que venham minhocas nessa terra. Mas até que ponto elas são benéficas? as minhocas fazem mal as plantas e comem suas raízes?
Benefícios das minhocas
Muito já se sabe dos vários benefícios que as minhocas proporcionam no solo, sendo muitas vezes até colocadas propositalmente em vasos para melhorar a qualidade da terra e promover nutrientes para as plantas.
Podemos citar que elas revolvem o solo mantendo-o homogêneo ao movimentar as camadas mais profundas para a superfície. Através das galerias que fazem no solo, auxiliam a infiltração de água e a oxigenação, o que ajuda no enraizamento das plantas. Seus excrementos formam agregados que ajudam a diminuir a erosão do solo, e aumentam a população de micro-organismos benéficos ao solo e que vivem no seu trato digestivo. As minhocas, junto com os micro-organismos decompositores, são responsáveis pela ciclagem de alguns nutrientes, pois ao se alimentarem, os convertem em uma forma mineral e assimilável pelas plantas.
Por esse motivo, o húmus de minhoca, que é o excremento desse animal, é um composto de alta fertilidade que beneficia a qualidade do solo em muitos aspectos e promove a nutrição das plantas, sendo um produto muito procurado para fins de horticultura e jardinagem.
Do que as minhocas se alimentam?
Existem diferentes espécies de minhocas e que vivem e se alimentam de diferentes formas, sendo assim, elas foram divididas em três grupos ecológicos:
- Epigeicas - espécies que vivem na serrapilheira, camada orgânica acima da superfície da terra. Dependem de muito material orgânico no solo, tendem a se alimentarem de resíduos frescos.
- Endogeicas - vivem dentro do solo, nos estratos superiores, se alimentam de solo e material orgânico em decomposição, não possuem toca permanente.
- Anécicas - essas espécies vivem dentro do solo em tocas permanentes e verticais, alcançando maiores profundidades. Se alimentam de material orgânico em decomposição da superfície do solo que arrastam para suas tocas.
Minhocas comem plantas e raízes vivas
Um estudo realizado pelo Dr Nico Eisenhauer, publicado na revista científica Soil Biology and Biochemistry, confirma que as minhocas comem plantas vivas. Foi estudado o comportamento da espécie anécica Lumbricus terrestris, tendo sido constatado que as minhocas se alimentam de sementes e mudas no estágio de radícula e cotilédones, ou seja, no estágio de germinação. O estudo também confirmou a coleta e concentração de alimento nas tocas.
Em outra publicação, na Europeam Journal of Soil Biology, cientistas apresentam evidências fotográficas e em vídeos de que as minhocas, em escassez de alimento, atacam plantas e danificam suas folhas. Segundo os autores, provavelmente para transportar até suas tocas onde haverá a decomposição, e que o experimento sugere que o comportamento das minhocas deve incluir herbivoria acima do solo.
Por fim, o Dr. Marcel Bouché, do Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, realizou estudo onde minhocas foram dissecadas e o conteúdo intestinal coletado para verificar os fragmentos de plantas rotulados através da técnica de pulso-curto.
Percebeu-se que algumas minhocas se alimentavam de matéria orgânica velha e não rotulada, enquanto a maioria adicionava às suas dietas uma fração significativa de raízes jovens. Segundo ele, o experimento mostrou que pelo menos nas condições experimentais, algumas minhocas comeram quantidades apreciáveis de raízes vivas.
Como acabar com minhocas no vaso?
Quando coletamos terra para os vasos, é quase impossível que as minhocas e/ou seus ovos não venham juntos. Mas como vimos, elas proporcionam muitos benefícios para o solo e consequentemente também às plantas. O mais provável é que de início, elas não provoquem algum dano, devido a terra estar com matéria em decomposição que servirá de alimento para elas.
E, dependendo das condições climáticas em que a planta precise estar, como uma planta de sol pleno, dificilmente as minhocas resistam por muito tempo, devido ao aquecimento do vaso e a terra que seca naturalmente.
Por outro lado, plantas de sombra e que precisam estar com o solo sempre úmido, provavelmente as minhocas se reproduzirão, chegando a um ponto em que faltará alimento para todas e, como sugere os estudos, podendo haver ataque à partes da planta, como suas raízes, devido a escassez de alimento.
Uma alternativa, é fazer o controle através do replantio, afim de libertar o excesso de minhocas no jardim e adicionar terra nova no vaso.
Pode ser que uma planta rústica até resista bem a um possível ataque de minhoca comendo as raízes, mas com essas informações, contrária a opinião comum e baseada em estudos científicos, é mais um fator que devemos levar em consideração quando uma planta está sendo cultivada da forma correta, mas apresenta problemas de saúde.
Particularmente, eu tive uma experiência muito interessante sobre o assunto a partir de um terrário fechado (mini-jardim em pote de vidro) que fiz. Após algumas semanas de concluído, apareceu uma folha inteira e saudável cortada e caída no substrato. Por ser um pote com tampa, não havia forma de outro animal entrar e estar provocando o dano. Após a folha retirada, ainda ocorreu mais duas vezes, até que presenciei um buraco no substrato e, no interior, lá estava uma minhoca. Por esse motivo, deduzi que a falta de alimento no substrato fazia a minhoca cortar a planta, o que me motivou a pesquisar sobre o assunto e encontrar os poucos estudos citados, mas de suma importância.
E para finalizar, vale ressaltar que as minhocas jamais devem ser vistas como vilãs nessa história, pois tudo que elas não querem, são ficarem limitadas a um vaso de planta. Elas acabam sendo introduzidas nesses recipientes e sofrendo com altas temperaturas, falta ou excesso de umidade, falta de alimento e solo salinizado quando se faz uso de fertilizante químico.
Leia também:
Terrário que a minhoca causou danos na planta |
Muito útil essas informações. Tinha plantas ficando debilitados no vaso médio. Resolvi replantar . Encontrei cerca de 50 minhocas cada vaso.
ResponderExcluirMuito útil estas informações.
ExcluirEu estava certa, quanto às Minhocas estar comendo as raízes da minha Espada de Santa Bárbara. A planta estava até bonita no vaso, mas, não se desenvolvia. Até que um dia começou a envergar para os lados. Então notei que estava ficando fraca. resolvi retirar ela do vaso e notei que estava sem as raízes e que no vaso havia minhocas.
ResponderExcluirQuando chove no meu jardim as minhocas sobem para minha garagem e as recolho para os vasos de plantas na sombra. Não tenho experiência negativa com elas, são minhas auxiliares para alimentar e deixar as folhagens que tanto amo mais exuberantes. Estou aposentada, me cuidando na pandemia da Covid e criando formas de passatempo. Felicidade é o que sinto quando recolho as pegajosas minhocas.
ResponderExcluirSó tenho uma dúvida: minhoca vira cobra amarelada com branco? Meu cachorro encontrou uma de 40cm.
Que lindo!! Fiquei feliz so em ler esse comentário. Amo a natureza. Nos meus vazos de planta existem ate lacraias.
ExcluirMuito.boa a reportagem sobre as minhocas.
ResponderExcluirTenho dois vasos e tudo que planto neles geralmente acaba morrendo , e sempre que vou mexer neles , está cheio de minhocas e a terra muito dura ! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente ! Seu texto foi muito esclarecedor !
ResponderExcluirComprei um ficus lyrata para embelezar minha sala, mais parece que comprei um viveiro de minhocas, elas chegam a cair do vaso, não sei mais o que faço
ResponderExcluirPostar um comentário