Minhocas no vaso prejudicam as plantas? saiba até que ponto elas são boas ou ruins

 
minhoca-no-vaso-de-planta

Quando plantamos em vasos utilizando terra do jardim, é normal que venham minhocas  nessa terra. Mas até que ponto elas são benéficas? as minhocas fazem mal as plantas e comem suas raízes?

Benefícios das minhocas


Muito já se sabe dos vários benefícios que as minhocas proporcionam no solo, sendo muitas vezes até colocadas propositalmente em vasos para melhorar a qualidade da terra e promover nutrientes para as plantas. 

Podemos citar que elas revolvem o solo mantendo-o homogêneo ao movimentar as camadas mais profundas para a superfície. Através das galerias que fazem no solo, auxiliam a infiltração de água e a oxigenação, o que ajuda no enraizamento das plantas. Seus excrementos formam agregados que ajudam a diminuir a erosão do solo, e aumentam a população de micro-organismos benéficos ao solo  e que vivem no seu trato digestivo. As minhocas, junto com os micro-organismos decompositores, são responsáveis pela ciclagem de alguns nutrientes, pois ao se alimentarem, os convertem em uma forma mineral e assimilável pelas plantas. 

Por esse motivo, o húmus de minhoca, que é o excremento desse animal, é um composto de alta fertilidade que beneficia a qualidade do solo em muitos aspectos e promove a nutrição das plantas, sendo um produto muito procurado para fins de horticultura e jardinagem.

Do que as minhocas se alimentam?

Existem diferentes espécies de minhocas e que vivem e se alimentam de diferentes formas, sendo assim, elas foram divididas em três grupos ecológicos:
  • Epigeicas - espécies que vivem na serrapilheira, camada orgânica acima da superfície da terra. Dependem de muito material orgânico no solo, tendem a se alimentarem de resíduos frescos.
  • Endogeicas - vivem dentro do solo, nos estratos superiores, se alimentam de solo e material orgânico em decomposição, não possuem toca permanente.
  • Anécicas - essas espécies vivem dentro do solo em tocas permanentes e verticais, alcançando maiores profundidades. Se alimentam de material orgânico em decomposição da superfície do solo que arrastam para suas tocas.
Como podemos notar, as minhocas se alimentam preferencialmente de partes mortas de plantas, excrementos de outros organismos e solo, mas segundo alguns estudos científicos, não exclusivamente.

Minhocas comem plantas e raízes vivas


Um estudo realizado pelo Dr Nico Eisenhauer, publicado na revista científica Soil Biology and Biochemistry, confirma que as minhocas comem plantas vivas. Foi estudado o comportamento da espécie anécica Lumbricus terrestris, tendo sido constatado que as minhocas se alimentam de sementes e mudas no estágio de radícula e cotilédones, ou seja, no estágio de germinação. O estudo também confirmou a coleta e concentração de alimento nas tocas.

Em outra publicação, na Europeam Journal of Soil Biology, cientistas apresentam evidências fotográficas e em vídeos de que as minhocas, em escassez de alimento, atacam plantas e danificam suas folhas. Segundo os autores, provavelmente para transportar até suas tocas onde haverá a decomposição, e que o experimento sugere que o comportamento das minhocas deve incluir herbivoria acima do solo.

Por fim, o Dr. Marcel Bouché, do Instituto Nacional Francês de Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente, realizou estudo onde minhocas foram dissecadas e o conteúdo intestinal coletado para verificar os fragmentos de plantas rotulados através da técnica de pulso-curto.

Percebeu-se que algumas minhocas se alimentavam de matéria orgânica velha e não rotulada, enquanto a maioria adicionava às suas dietas uma fração significativa de raízes jovens. Segundo ele, o experimento mostrou que pelo menos nas condições experimentais, algumas minhocas comeram quantidades apreciáveis de raízes vivas.

Como acabar com minhocas no vaso?

Quando coletamos terra para os vasos, é quase impossível que as minhocas e/ou seus ovos não venham juntos. Mas como vimos, elas proporcionam muitos benefícios para o solo e consequentemente também às plantas. O mais provável é que de início, elas não provoquem algum dano, devido a terra estar com matéria em decomposição que servirá de alimento para elas.

E, dependendo das condições climáticas em que a planta precise estar, como uma planta de sol pleno, dificilmente as minhocas resistam por muito tempo, devido ao aquecimento do vaso e a terra que seca naturalmente.

Por outro lado, plantas de sombra e que precisam estar com o solo sempre úmido, provavelmente as minhocas se reproduzirão, chegando a um ponto em que faltará alimento para todas e, como sugere os estudos, podendo haver ataque à partes da planta, como suas raízes, devido a escassez de alimento.

Uma alternativa, é fazer o controle através do replantio, afim de libertar o excesso de minhocas no jardim e adicionar terra nova no vaso.

Pode ser que uma planta rústica até resista bem a um possível ataque de minhoca comendo as raízes, mas com essas informações, contrária a opinião comum e baseada em estudos científicos, é mais um fator que devemos levar em consideração quando uma planta está sendo cultivada da forma correta, mas apresenta problemas de saúde.

Particularmente, eu tive uma experiência muito interessante sobre o assunto a partir de um terrário fechado (mini-jardim em pote de vidro) que fiz. Após algumas semanas de concluído, apareceu uma folha inteira e saudável cortada e caída no substrato. Por ser um pote com tampa, não havia forma de outro animal entrar e estar provocando o dano. Após a folha retirada, ainda ocorreu mais duas vezes, até que presenciei um buraco no substrato e, no interior, lá estava uma minhoca. Por esse motivo, deduzi que a falta de alimento no substrato fazia a minhoca cortar a planta, o que me motivou a pesquisar sobre o assunto e encontrar os poucos estudos citados, mas de suma importância.

E para finalizar, vale ressaltar que as minhocas jamais devem ser vistas como vilãs nessa história, pois tudo que elas não querem, são ficarem limitadas a um vaso de planta. Elas acabam sendo introduzidas nesses recipientes e sofrendo com altas temperaturas, falta ou excesso de umidade, falta de alimento e solo salinizado quando se faz uso de fertilizante químico.

Leia também


terrario-que-a-minhoca-cortou-folhas-da-planta
Terrário que a minhoca causou danos na planta


8 Comentários

  1. Muito útil essas informações. Tinha plantas ficando debilitados no vaso médio. Resolvi replantar . Encontrei cerca de 50 minhocas cada vaso.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava certa, quanto às Minhocas estar comendo as raízes da minha Espada de Santa Bárbara. A planta estava até bonita no vaso, mas, não se desenvolvia. Até que um dia começou a envergar para os lados. Então notei que estava ficando fraca. resolvi retirar ela do vaso e notei que estava sem as raízes e que no vaso havia minhocas.

    ResponderExcluir
  3. Quando chove no meu jardim as minhocas sobem para minha garagem e as recolho para os vasos de plantas na sombra. Não tenho experiência negativa com elas, são minhas auxiliares para alimentar e deixar as folhagens que tanto amo mais exuberantes. Estou aposentada, me cuidando na pandemia da Covid e criando formas de passatempo. Felicidade é o que sinto quando recolho as pegajosas minhocas.
    Só tenho uma dúvida: minhoca vira cobra amarelada com branco? Meu cachorro encontrou uma de 40cm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo!! Fiquei feliz so em ler esse comentário. Amo a natureza. Nos meus vazos de planta existem ate lacraias.

      Excluir
  4. Muito.boa a reportagem sobre as minhocas.

    ResponderExcluir
  5. Tenho dois vasos e tudo que planto neles geralmente acaba morrendo , e sempre que vou mexer neles , está cheio de minhocas e a terra muito dura ! Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente ! Seu texto foi muito esclarecedor !

    ResponderExcluir
  6. Comprei um ficus lyrata para embelezar minha sala, mais parece que comprei um viveiro de minhocas, elas chegam a cair do vaso, não sei mais o que faço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade