12 plantas para interiores

plantas-no-quarto-de-dormir


Quando falamos em decoração de interiores podemos imaginar alguma planta dando aquela ajudinha. Isso porque elas são grandes aliadas tanto pelo aspecto ornamental, como por trazer mais harmonia.


Muitas plantas com suas formas, tonalidades e até o perfume exalado por alguma flor, podem levar beleza para aquele cantinho sem vida, aconchego para uma sala, ou deixar um hall de entrada mais receptivo.

E as possibilidades de uso são muitas, elas vão bem em qualquer ambiente da casa, desde que respeitadas as suas características. O ideal é dar preferência as plantas de sombra ou meia sombra, a menos que seja um local que pegue muita luz solar direta, sendo assim, até uma de sol pleno pode ser escolhida.

Abaixo, listo algumas plantas que podem ser cultivadas dentro de casa. Embora sejam plantas que prefiram locais sombreados, toda planta precisa de luz, um ambiente com boa claridade, mas nesse caso, luz solar indireta será suficiente.

Asplênio (Asplenium nidus)


O asplênio é uma planta epífita de origem asiática. Ela vive sobre o tronco de outras plantas assim como as orquídeas, mas podem ser cultivadas em vasos com substrato rico em terra vegetal.

É uma planta que gosta de umidade no ar e temperaturas elevadas. O substrato deve estar sempre úmido e a planta mantida sob iluminação indireta.

Apresenta folhagem belíssima, grandes e brilhosas, sendo muito decorativa para ambientes internos.

Costela-de-adão (Monstera deliciosa)


A costela-de-adão é uma planta de clima tropical nativa de florestas da América Central.
As folhas são muito ornamentais, recortadas, de cor verde-escuras e brilhantes.

São plantas com hábito de trepadeira, portanto, encostadas em uma parede de pedras ou outra superfície, escalam facilmente podendo forma um jardim vertical.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)



A espada-de-São-Jorge é uma planta de origem africana e muito resistente.
É uma das melhores para quem requer planta que necessita de pouca manutenção, pois ela armazena água necessitando menos regas, também é resistente ao ar condicionado e baixa iluminação.

Aliado a isso, ela é uma excelente purificadora do ar removendo muitas substâncias tóxicas.

Mas por ser pontiaguda e representar o elemento fogo, há controvérsia quanto ao uso dentro de casas por muitos profissionais do Feng Shui. Aqui mesmo já tem um artigo sobre a espada-de-São-Jorge e o uso dentro de casa segundo esse conceito e religiões.

Orquídeas 

  

Imagina um lugar da casa com uma composição de vasinhos de orquídeas floridas, o quanto de cor, de vida elas trazem.

São plantas de fácil cultivo, necessitando apenas de ambiente fresco, umidade, luz indireta e adubação para o florescimento.

Samambaia



Existem uma diversidade muito grande de samambaias, são plantas ideais para interiores até pelo fato de muitas não serem tolerantes ao vento e luz solar direta.

Essa planta traz muito verde para dentro de casa, onde a cor representa a própria natureza, esperança, equilíbrio e segurança.

Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)



Certamente você já viu a zamioculca em alguma sala comercial, ela é muito utilizada nesses ambientes por ser tolerante a locais com pouca iluminação natural. Ainda acredita-se que traz prosperidade e proteção.

Suas folhas brilhosas e coriáceas causam um belo efeito ornamental. Pode ser uma boa opção para quem não tem prática e tempo para cuidar de plantas, pois é uma planta de baixa manutenção e resistente à pouca rega.

Bambu-da-sorte  (Dracaena sanderiana)



O bambu-da-sorte apesar de ter aspecto de bambu é uma planta da família Rubiaceae, portanto, não é um bambu.

É originário da África e ganhou popularidade no oriente, principalmente através do conceito filosófico, Feng Shui. 

É uma planta carregada de simbolismos, entre eles, acredita-se que atrai boas energias, prosperidade, longevidade, etc. 

Alguns significados estão associados ao número de hastes do bambu, que podem ser muitas. Por exemplo: Quando possui duas hastes representa sorte no amor, já dez hastes é referente a plenitude.

Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)

Lírio da paz na sala


O lírio-da-paz é originário da América do Sul. É uma planta muito cultivada em ambientes internos por sua bela folhagem verde-escura e brilhante, além das espádices brancas muito ornamentais.

Essa planta é reconhecida pela NASA como purificadora do ar, ela remove muitas substâncias tóxicas que evaporam dos produtos de limpeza, verniz, tinta, produtos novos, além do ato de cozinhar.

É uma planta que gosta do solo sempre úmido e locais com boa claridade, mas luz solar indireta.

Pacová (Philodendron martianum)



O pacová é originário do Brasil, seu habitat é a Mata Atlântica. Essa planta apresenta bela folhagem de tonalidade verde-escura e brilhante, disposta em longos pecíolos.

Ela pode atingir até dois metros de altura, mas em vaso, o crescimento tende a ser mais controlado.

É uma planta de clima quente e úmido. Deve ser mantida em meia sombra, portanto, é uma boa opção para dentro de casa.

Jiboia (Epipremnum pinnatum)



A planta jiboia é originária das Ilhas Salomão. No ambiente natural ficam gigantes, mas em vasos ficam menores, bem comportadas. 

Ela tem hábito de trepadeira, mas quando está em um vaso suspenso, fica pendente.

As folhas apresentam formato de coração e são variegadas. Ela aceita tanto luz solar direta quanto indireta.

Alocásia (Alocasia amazonica)



Esta alocásia é um belíssimo híbrido. Suas folhas são no formato de coração mas com bordas onduladas. A tonalidade é verde-escuro muito brilhante e com nervuras esbranquiçadas.

É uma planta de meia sombra e, para uso interno, o ideal é luz solar indireta e boa claridade. Deve-se evitar colocá-la em ambientes com ar condicionado, pois não é tolerante ao frio e ar seco.

Suculentas e cactos


E para finalizar, as suculentas e cactos, sempre muito utilizadas por quem gosta de mini plantas e terrários. Os terrários são belas peças decorativas que funcionam como harmonizador de ambientes.

Essas são algumas plantas que aceitam muito bem o cultivo dentro de casa. Para ter mais sugestões de outras plantas, assista ao vídeo abaixo onde apresento 15 plantas para interiores.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem