Tipos de erva-cidreira: veja as diferenças entre elas

 

chícara-de-cha-de-erva-cidreira

Erva cidreira é um nome popular que muitas vezes é usado para referir-se a três plantas que compartilham algumas propriedades medicinais, assim como o cheiro cítrico das folhas e o sabor, provenientes dos óleos essenciais.


Mas devido aos muitos nomes populares que essas plantas ganham, podendo variar em diferentes regiões do país, pode ficar confuso para muitas pessoas que acabam ficando na dúvida se estão consumindo por exemplo, um chá da planta que deseja.

Por esse motivo, na hora de comprar, sejam mudas ou estratos para uso, o correto é sempre estar atento ao nome científico da planta, o que realmente define a espécie.

Apesar de possuírem aroma e sabor parecidos, os três tipos de erva cidreira são de famílias diferentes e de fácil identificação devido as diferenças morfológicas entre elas. Veja abaixo os três tipos (pelo nome científico e respectiva foto) que podem ser conhecidos como erva cidreira:

Melissa officinalis

foto-da-erva-Melissa-officinalis


Essa planta é nativa do sul da Europa. Popularmente é conhecida como erva-cidreira, erva-cidreira-verdadeira, melissa.

É uma herbácea da família lamiaceae, a mesma do boldo e hortelã, aliás, suas folhas são aromáticas e muito parecidas com as da hortelã. A planta é rasteira com porte de 30 a 50 cm de altura, apresenta pequenas flores de tonalidade branca a rósea, floresce na primavera e verão.

Lippia alba

ramo-da-erva-cidreira-lippia-alba


A Lippia alba é a erva-cidreira-brasileira, pode ser conhecida popularmente dessa forma, ou ainda como cidreira-brava, cidreira-do-campo, alecrim-do-campo, entre outros nomes.

Da família Verbanaceae, essa planta é nativa do Brasil e com ampla distribuição pelo país. Possui a forma de arbusto, ramificado, com ramos finos e longos que ficam arqueados com o crescimento.

As folhas são aromáticas, possuem margem serrilhada, face superior áspera e inferior pilosa com nervuras proeminentes. As inflorescências, presentes nas axilas das folhas, apresentam minúsculas flores de tonalidade lilás com centro amarelo. Floresce durante o ano todo.

Cymbopogon citratus

touceira-de-capim-cidreira-cymbopogon-citratus


Da família Poaceae, essa planta é nativa da Índia e conhecida popularmente como capim-cidreira, capim-limão, capim-santo, caninha-de-cheiro, entre outros.

Planta perene, possui caule curto com formação de touceiras compactas, podendo alcançar até 1 metro de altura. Folhas aromáticas, ásperas, longas e estreitas, com margem cortante.

Deve-se ter atenção pois é muito parecida com a citronela, planta que possui propriedades tóxicas e muito usada como repelente de insetos. O capim-cidreira tem aroma suave e cítrico de limão, enquanto a citronela tem cheiro mais forte que lembra o eucalípto.

Uso popular e propriedades

Tanto a Melissa officinalis quanto a Lippia alba e o Cymbopogon citratus são muito usados pela população para diversos fins terapêuticos: tratar cólicas, dor abdominal, hipertensão, insônia, febre, gripe, taquicardia, ansiedade, enxaqueca, asma, gastrite, dores reumáticas, etc.

Essas três plantas possuem propriedades antiespasmódica, antibacteriana, antimicrobiana, antisséptica, analgésica, anti-inflamatória, antioxidante, sedativa, entre outras já comprovadas por estudos científicos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem