Capim-limão ou capim cidreira: uma planta medicinal de muitas propriedades terapêuticas

 

erva capim-limão no jardim


FamíliaPoaceae Barnhart

Gênero —  Cymbopogon Spreng

Nome científico — Cymbopogon citratus (DC.) Stapf




O capim-limão também pode ser conhecido como capim-cidreira, capim-santo, capim-cheiroso, capim-cidró, capim-cidrilha, capim-cidrão, cidreira e também erva-cidreira. Em outros idiomas, como o espanhol, ele é conhecido como té de limón, zacate, caña santa e limoncillo; e em inglês como lemongrass.


O capim-limão é uma erva originária da Índia e Sri Lanka, países do continente asiático, mas hoje essa planta encontra-se cultivada em diversos países por ser considerada uma erva medicinal.


Como características o capim limão é uma erva perene entouceirada, a planta forma uma moita com perfilhos adensados. O caule é rizomatoso; e as folhas são eriçadas, longas e estreitas, possuem ambas as faces ásperas e margem quase cortante. A folha quando macerada exala aroma cítrico limonado.


O capim limão, aqui no Brasil, não apresenta florescimento, e como não produz sementes, o método de propagação mais utilizado para fazer mudas é por divisão da touceira.



Benefícios e propriedades do capim-limão



O capim-limão ou capim-cidreira serve como planta medicinal para tratar uma enorme variedade de afecções de saúde, mas também tem serventia no setor industrial que utiliza o óleo essencial em produtos alimentícios, farmacêuticos e em cosméticos. O óleo essencial do capim-cidreira possui como constituintes o citral, citronelol, geraniol, linalol, limoneno, mentol, mirceno e outros em menores teores.


Na medicina popular o capim-limão é utilizado para tratar gripe, febre, bronquite, problemas respiratórios, ansiedade, nervosismo, insônia, espasmos, pressão alta, má digestão, cólicas, diabetes, hemorroidas, diarreia, dores reumáticas, malária, entre outros.


Entre as propriedades medicinais do capim-limão estão ações que previnem muitas doenças, como por exemplo ação antioxidante, anti-inflamatória, gastroprotetora, antidiabética, anti-hipertensiva, hepatoprotetora, neuroprotetora, antimicrobiana e ainda outras que você pode conferir no vídeo abaixo.


O chá do capim-limão é muito saboroso e aromático. Para fazer o chá, segundo o Formulário de Fitoterápicos da ANVISA, utiliza-se de 1 a 3 gramas de folhas picadas para 150 ml de água. A infusão deve ser feita adicionando a erva em água quente e deixar abafado por 5 minutos.



Assista ao vídeo para saber mais sobre o capim-limão




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade