Dormideira (Mimosa pudica): saiba sobre a planta e seus benefícios

planta medicinal dormideira com flor


Família botânica — Fabaceae Lindl.

Gênero — Mimosa L.

Nome científico — Mimosa pudica L.




A planta dormideira também pode ser conhecida como dorme-dorme, dorme-jão, maria-dormideira, maria-fecha-porta, murcha-maria, não-me-toque e planta sensitiva. O seu nome científico é Mimosa pudica, e esse epíteto específico "pudica" faz alusão a uma de suas características, pois a planta fecha as folhas ao ser tocada como se sentisse pudor. Na verdade a dormideira quando tocada dispara estímulos elétricos que fazem suas folhas se retraírem, e isso é um meio de defesa que a planta desenvolveu contra predadores herbívoros.



Sobre a sua origem, a dormideira é uma espécie nativa das Américas, sua faixa nativa se estende do México até o Brasil. Além de sua distribuição natural, essa planta foi introduzida em alguns países africanos e asiáticos.



Embora seja uma planta muito popular, poucas pessoas sabem dos benefícios da planta dormideira, mas assim como diversas outras, ela também é uma planta medicinal devido aos seus compostos secundários que desempenham atividades terapêuticas. Entre esses compostos estão os alcaloides, flavonoides, esteroides, glicosídeos e taninos.



Na medicina popular de diferentes países das Américas, África e Ásia, a dormideira ou não-me-toque vem servindo para tratar diversos problemas de saúde. Inclusive essa planta é indicada pela medicina tradicional indiana Ayurveda para o tratamento de alguns casos devido ao conhecimento empírico e estudos referentes a ela.



Todas as partes da planta possuem atividades medicinais, e os usos populares da dormideira são referentes ao tratamento de insônia, depressão, dor de cabeça, tosse, sinusite, coceiras de pele, quedas de cabelo, cálculos renais, infecções urinárias, hemorroidas, cólera, tuberculose, entre outras.



A espécie Mimosa pudica já foi e continua sendo pesquisada no meio cientifico com intuito do reconhecimento de compostos que possam servir para formulação de novos medicamentos. Por conta desses estudos, já existe a confirmação que a dormideira possui muitas propriedades medicinais, e os resultados desses estudos corroboram com alguns usos populares que são feitos com ela.



Sobre as propriedades destacam-se as atividades:


  • antioxidante (Pramanik e outros cientistas; 2021);
  • ansiolítica e antidepressiva (Shaik e outros; 2016);
  • analgésica e anti-inflamatória (Vikram e outros; 2012);
  • antidiabética (Parasuraman e outros; 2019);
  • anticonvulsiva (Alysam e outros; 2014);
  • antiúlcera (Shaik e outros; 2016);
  • hepatoprotetora (Sule e outros; 2019);
  • antimicrobiana (Mandala e outros; 2022); e
  • antimalárica (Aditama e outros; 2022).


Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a Mimosa pudica




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade