Citronela: veja suas utilidades

 

Folhas de citronela


A citronela é uma planta herbácea da família botânica Poaceae e o seu nome científico é Cymbopogon winterianus. Popularmente essa espécie pode ser conhecida como citronela-de-java, devido ser originária dessa ilha da Indonésia. Outra espécie de citronela é a de nome científico Cymbopogon nardus, conhecida como citronela-do-ceilão.


A citronela possui algumas características semelhantes ao capim-cidreira, também chamado de capim-limão, e essas plantas são parentes muito próximas. O que diferencia essas duas espécies são o aroma, a coloração e disposição das folhas. A citronela possui as folhas verdes, possui aroma que lembra essência de eucalipto e as folhas ficam dispostas um pouco flexionadas. Ao contrário do capim-limão que possui aroma mais cítrico limonado, folhas acinzentadas e mais eretas.


A citronela é uma erva de grande utilidade, no setor industrial, o seu óleo é empregado em indústrias de perfumaria, cosméticos, aromatizantes e farmacêuticas. Portanto, em alguns países são comercializados produtos que possuem óleo de citronela em sua composição, como sabonetes, pomadas, shampoo, aromatizantes, repelentes e inseticidas. Tudo isso devido a composição do óleo essencial que apresenta como constituintes majoritários o citronelal, o geraniol e citronelol.


Esses constituintes do óleo essencial de citronela possuem algumas propriedades medicinais, por exemplo, atividade antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antifibrótica, antifúngica, antiparasitária e inseticida.


O óleo de citronela tem propriedade inseticida e eficácia comprovada em repelir o mosquito da dengue, por conta disso ele é muito empregado na fabricação de repelentes e ainda pode ser utilizado em difusores de ambiente. Ele também possui ação acaricida, em estudos já foi comprovado a sua eficácia contra carrapatos na fase larval e adulta.


O óleo essencial de citronela apresentou atividade antiparasitária contra os protozoários causadores de leishmaniose e doença de chagas. Apresentou ainda atividade antifúngica contra Candida albicans, fungo causador de candidíase.


O óleo de citronela, segundo a literatura científica, é utilizado em países asiáticos como óleo de massagem contra dores articulares e musculares, nesse caso deve ser diluído em outra base vegetal, que pode ser outro óleo.


Mas e quanto a toxicidade? A citronela pode ser consumida na forma de chá? Até o momento existem poucos estudos referentes a citronela Cymbopogon winterianus. Aqui no Brasil, ainda são aguardados estudos que assegurem o uso do óleo essencial de citronela ou a infusão das folhas para uso medicinal, portanto, não se sabe ao certo se a sua ingestão pode causar algum efeito adverso à saúde.


Alguns estudos preliminares até indicaram que o óleo essencial de citronela possui baixa toxicidade. Em testes de toxicidade aguda, esse óleo causou efeitos tóxicos em células de mamíferos somente na dosagem de 1200mg/kg, ou seja, em altas concentrações. Outros estudos também indicaram baixa toxicidade devido a concentração letal média (CL50), um parâmetro de toxicologia, ter apresentado valores seguros do ponto de vista de toxicidade aguda.


Ainda assim, devido a escassez de estudos robustos que validam a aplicação dessa erva em usos fitoterápicos, até o momento, a citronela é recomendada somente como inseticida, repelente, aromatizante ou para uso sobre a pele (de forma diluída).



Obs.; Publicação de caráter informativo sobre a planta e suas propriedades. Para qualquer tipo de tratamentos com plantas, o recomendável é buscar orientação com um fitoterapeuta.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem