Jacarandá-de-espinho / jacarandá-bico-de-pato (Machaerium hirtum)


Ramo florífero da árvore com pequeninas flores roxas
Flores do jacarandá-de-espinho

Família - Fabaceae Lindl.

Gênero - Machaerium Pers.

Nome científico - Machaerium hirtum (Vell.) Stellfeld

Origem - Nativa do Brasil


A espécie Machaerium hirtum é uma árvore nativa do Brasil e que se distribui por todas as regiões do país, além do Brasil essa espécie também ocorre em outros países da América do Sul e na América Central (Panamá).

Popularmente essa espécie é chamada de jacarandá-bico-de-pato e jacarandá-de-espinho, porém existem ainda mais algumas espécies do gênero Machaerium que também recebem esses mesmos nomes populares.

A espécie é pioneira e rústica, vive em diversas formações vegetacionais e em variadas condições de solo, desde secos a inundáveis sazonalmente, e até rochosos. A árvore é muito avistada nas áreas em processo de regeneração natural, pastagens e beiras de estradas, principalmente as estradas vicinais.

A árvore apresenta crescimento rápido e além de ser recomendada para projetos de reflorestamentos também pode ser utilizada na arborização urbana ou como árvore para quintal, porém devido aos seus espinhos, ela deve ser plantada em locais distantes do trânsito de pessoas.

Características de Machaerium hirtum


Folha pinada com folíolos verde-escuros sobre papel branco
Folha pinada com folíolos de ápice retuso

Árvore com porte de 8 a 12 metros de altura, possui tronco com casca acinzentada e, nas árvores muito jovens, pares de espinhos ligados por seções transversais.

A copa apresenta aspecto globoso a irregular, pouco densa, possui espinhos retilíneos e aos pares nos ramos.

As folhas são compostas, imparipinadas e alternas; os folíolos se apresentam subopostos, podendo ainda ser opostos ou alternos na mesma folha, são  glabros, verde-escuros na face adaxial (superior) e verde-claros na face abaxial (inferior).

A inflorescência ocorre em panícula terminal ou axilar; o cálice é campanulado, ferrugíneo e tomentoso; a flor é pequenina, mede 16 mm de comprimento; apresenta corola roxa com mácula branca; o florescimento ocorre de fevereiro a março (no estado do RJ).

Os frutos são do tipo sâmara, são planos, de formato cultriforme, lembram a lâmina de facão ou o bico de pato, são tomentosos, amarronzados e medem entre 4,5 a 6,5 cm de comprimento, eles são dispersados pelo vento e possuem uma semente reniforme; a frutificação ocorre entre março a agosto.

As sementes possuem boa taxa de germinação, devendo ser semeadas assim que colhidas, germinam em 35 dias.

Duas flores roxas do jacarandá de espinho sobre fundo branco
Imagem ampliada das flores do jacarandá-de-espinho



Ramo florífero do jacarandá-de-espinho sobre fundo branco
Um ramo florífero


Tronco com pares de espinhos distantes e em seções transversais
Aspecto do tronco com lenticelas e espinhos de uma árvore jovem




Árvore jacarandá-bico-de-pato florida no pasto
Aspecto geral da árvore (Machaerium hirtum)

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade