Picão-branco ou guasca: veja todos os benefícios desta planta alimentícia e medicinal

Planta do gênero Galinsoga popularmente chamada de picao-branco ou guasca


O picão-branco ou guasca é uma excelente planta alimentícia não convencional, ela é rica em nutrientes e propriedades medicinais.



As espécies Galinsoga parviflora e Galinsoga quadriradiata são chamadas popularmente de picão-branco (e guasca em outros países latino-americanos). É importante ressaltar que o nome popular picão-branco, pode ser dado a mais algumas espécies diferentes, pois nomes populares podem variar conforme as regiões, e o único nome verdadeiro de uma planta é o seu nome científico.


As duas espécies mencionadas possuem características muito similares, mas elas diferem um pouco no formato das folhas, geralmente a Galinsoga parviflora possui folhas menos ovaladas. Elas diferem também na pilosidade, a Galinsoga quadriradiata possui mais pelos no caule e folhas do que a G. parviflora.


O picão-branco é uma erva originária do México, América Central e grande parte da América do Sul. Como características, o picão-branco é uma erva anual, possui um ciclo de vida curto. A planta cresce até aproximadamente 60 cm de altura. As suas folhas são opostas, são ovaladas a oval-lanceoladas e possuem alguma pilosidade. A inflorescência possui capítulos florais com minúsculas flores tubulares e amarelas pelo centro, e 5 flores com lígulas brancas (similar a pétalas) pelo raio. As sementes do picão-branco são aquênios quadrangulares de cor marrom a preta.


O picão-branco gosta de solo bem nutrido e rico em matéria orgânica, por isso costuma nascer espontaneamente e de forma vigorosa em meio a hortas, vindo a causar competição por nutrientes com diversas verduras. Por conta disso essa planta é vista como erva daninha e, por falta de conhecimento sobre ela, acaba sendo arrancada sem que se aproveite os seus benefícios.


Sobre os benefícios do picão-branco ou guasca, essa erva serve como uma planta alimentícia não convencional, ela pode ser consumida em saladas, refogada ou em cozidos. Aliás, na Colômbia se utiliza a planta para dar um sabor especial a um prato típico chamado de ajiaco. Trata-se de um tipo de sopa feito com batatas, mandioca, espiga de milho, frango desfiado e a erva guasca. Ainda são adicionados como acompanhamento, abacate, arroz, alcaparras e creme de leite. A erva também é consumida em mais alguns vilarejos de outros países latino-americanos, em vilarejos africanos e no distrito de Java, na Indonésia.


O picão-branco é muito saboroso, principalmente em sopas a erva libera muito aroma e um notável sabor que dá um requinte ao alimento. O sabor é incomum ao de outras verduras, mas certamente é muito agradável pois não amarga e nem possui picância. E o melhor de tudo é que o picão-branco é rico em nutrientes, a planta possui proteínas; minerais como cálcio, potássio, zinco e magnésio; e as vitaminas A, B1, B2, B3 e vitamina C.


Além de tudo isso, o picão-branco é uma planta medicinal, essa erva possui compostos secundários como flavonoides, saponinas, terpenoides e taninos que promovem benefícios ao corpo humano por prevenir diversos problemas de saúde. Assista ao vídeo abaixo para saber todas as propriedades medicinais do picão-branco.






Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio

Fitoterápicos