Fitônia: a plantinha dos terrários

planta-fitônia

Certamente quem gosta de terrários já viu estas plantinhas ornamentando esses minijardins. Elas são muito utilizadas para essa finalidade devido esses recipientes fechados proporcionarem características de umidade e temperatura muito similar ao do seu ambiente natural, que é a floresta tropical.

A fitônia:


A fitônia é uma planta de nome científico Fittonia albivenis. Ela é originária da região amazônica e ocorre no estado do Acre, é uma herbácea, perene e muito fácil de cultivar. As suas folhas são a atração principal, são rígidas e com nervuras que possuem cores contrastantes ao verde da lâmina foliar.

As mais fáceis de encontrarmos no mercado de plantas são as fitônias com nervuras de cor branca, rosa, vermelha e tonalidades bem próximas a essas.

Podemos observar também que existe algumas variedades com diferença nas folhas. Em algumas, as folhas são obovadas e com margem lisa, já outras possuem folhas lanceoladas com margem ondulada.

Como cuidar da fitônia: 


planta-fitônia-vermelha

Pode ser cultivada em vaso ou como bordadura de canteiro. O ideal é um solo rico em matéria orgânica, sempre úmido e ao abrigo do sol pleno, pois quando o solo seca ela murcha.

Uma forma de ajudar a manter a umidade é acrescentar uma cobertura de folhagens secas e em decomposição, ou terra vegetal comprada em lojas de jardinagem e colocar por cima do substrato ou solo. Assim estaremos simulando o solo de uma floresta onde tem a formação de serrapilheira, que é essa cobertura de resíduos vegetais propiciando retenção de umidade e geração de nutrientes.

Caso queira fazer mudas, as fitônias se propagam facilmente por estaquia. Qualquer galinho enterrado e mantido úmido vai gerar novas mudinhas rapidamente.


Assista ao vídeo sobre as fitônias



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade