Árvore Jenipapeiro (Genipa americana) e benefícios dos frutos

Copa da árvore jenipapo com frutos


Nome científico - Genipa americana L.
Família - Rubiaceae Juss.
Gênero - Genipa L.
Origem - Nativa do Brasil


O jenipapeiro é a árvore de nome científico Genipa americana e que ocorre em toda a América tropical. No Brasil ela está presente em todas as regiões e nos biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, mas com maior incidência na região Norte do país, onde seus frutos acabam sendo mais conhecidos e servindo ao consumo sob diversas formas, como em compotas, doces, bolos, geleias, sucos, licores, etc.

Características da árvore do jenipapo


flor jenipapo

O jenipapeiro apresenta porte de até 15 metros de altura, podendo chegar a 30 metros em meio florestal. O tronco é reto e cilíndrico com casca parda a cinza-esverdeada, lisa, podendo ser áspera pela presença de lenticelas.

As folhas são simples, opostas, oblongo-ovadas ou elípticas, de cor verde-escura e brilhante, agrupadas na extremidade dos ramos.

Suas flores são vistosas, levemente perfumadas, possui corola branca a amarela, seu principal vetor de polinização são as abelhas.


O fruto jenipapo é uma baga globosa ou subglobosa de cor amarelo-pardo, quando maduro fica murcho servindo de alimento para fauna e para o consumo humano. Sua polpa é aromática, de sabor acidificado e possui muitas propriedades benéficas à saúde, sendo muito utilizada como fortificante natural.

Fruto jenipapo

O fruto também é muito utilizado por comunidades indígenas, que através do sumo do fruto ainda verde produzem uma tinta natural de cor azul-escura, com a qual fazem pintura corporal e de objetos até os dias atuais, a tinta persiste no corpo por aproximadamente duas semanas.


As sementes não possuem dormência, quando novas apresentam boa taxa de germinação, cerca de 85% e germinam entre 13 a 90 dias, mas são recalcitrantes, vão perdendo o poder germinativo quando armazenadas.

O jenipapeiro é bem rústico, tolera bem vários tipos de solos, mas tem preferência por solos úmidos e até inundáveis periodicamente.

Propriedades medicinais do janipapo


Um ramo terminal de jenipapo com folhas e fruto segurado na mão

A espécie Genipa americana é uma árvore que serve como planta medicinal, pois em suas raízes, cascas, folhas e frutos constam vários compostos que possuem atividades terapêuticas, entre elas: ação anti-inflamatória, afrodisíaca, tônica, antidiarreica, diurética, neuroprotetora e anticancerígena.

O fruto jenipapo possui muitos benefícios à saúde, ele contém elevados teores de proteínas, lipídios, fibras, carboidratos e vitamina C. Já entre os minerais estão presentes o fósforo, cálcio, potássio, magnésio e ferro. O suco do jenipapo é tônico, afrodisíaco e diurético.

Assista ao vídeo sobre o jenipapo:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade