Urucum: o corante natural e seus benefícios

 

Semente de urucum

Urucum

Urucum é o fruto da árvore urucuzeiro, de nome científico Bixa orellana. É uma espécie rica em propriedades medicinais e que possui o famoso corante natural de cor vermelha.


O urucuzeiro é originário da América tropical e nativo do Brasil, com maior ocorrência na região amazônica até o estado da Bahia.
É uma planta que tem porte de arbusto ou de árvore, geralmente atinge cerca de até oito metros de altura. Se adapta a solos variados, embora o plantio em solo compactado ou encharcado não seja recomendado, assim como em regiões que ocorram geadas.

As suas flores são grandes, rosadas e perfumadas.
Os frutos são cápsulas que contém espinhos flexíveis. A maturação ocorre quando passa da cor vermelha para marrom e no seu interior estão até 50 sementes pequenas.

Das suas sementes é extraído o corante de cor vermelha usado pelos indígenas para fins medicinais e ornamentais. Eles usam na pintura de objetos e pintura corporal como expressão artística e outros simbolismos. Também utilizam como forma de proteção contra os raios solares e picadas de insetos. 

Muitas vezes chamado de colorau, esse corante também é utilizado na culinária por ter a característica de não alterar o sabor, só realça a cor dos alimentos.
É largamente empregado na indústria alimentar e de outros ramos, como de cosméticos, tintas, têxtil, farmacêutica, etc.
Semente de urucum, corante natural

Benefícios  do urucum para a saúde


O urucum é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como o Cálcio, Ferro e Fósforo. Ainda contém antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo prevenindo contra algumas doenças.
Por esse motivo, o urucum faz sucesso na medicina popular. Os principais usos são referentes no combate a gripe, anemia, bronquite, diarreia, febre, e ainda auxilia como estimulante, cicatrizante, bactericida, na saúde dos olhos, na diminuição da glicose e colesterol.
As partes usadas dessa planta são as suas folhas, sementes e raízes.

Receita do corante natural de urucum (colorau)

Para uma xícara de sementes de urucum, adicione um fio de óleo ou azeite e uma xícara de farinha de mandioca ou fubá.
Leve ao fogo baixo. Mexa até começar a soltar o corante e adicione a farinha.
Continue mexendo para homogeneizar e, por fim, soque no pilão ou bata no liquidificador. Após peneirar, estará pronto para usar.

Óleo de urucum

 Colocar 50 gramas de sementes de urucum em 500ml de azeite de oliva extra virgem. Sacudir o vidro e deixar curtir por 15 dias. Após esse período, basta coar para fazer uso.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade