Árvore babosa branca (Cordia superba)

Babosa branca

Flores_brancas_da_árvore_babosa_branca

Outros nomes populares: jangada-do-campo, baba-de-boi, grão-de-galo, grão-de-porco, carapiá, árvore-de-ranho, acoará-muru, jagoará-muru, tajaçu-carapiá

Nome científico: Cordia superba Cham.

Gênero - Cordia L.

Família: Boraginaceae Juss.

Origem: Nativa e endêmica do Brasil

A babosa-branca ocorre na Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, em solos úmidos e bem drenados. É uma árvore de pequeno porte, podendo alcançar até 10 metros de altura. Por esse motivo, é uma ótima espécie para arborização de jardins e ruas, além de apresentar lindas flores brancas, o que a torna uma árvore muito ornamental. É também indicada para recuperação de áreas degradadas em suas regiões de ocorrência natural, pois proporciona alimento para animais silvestres.

árvores_babosa_branca
Aspecto geral da árvore

O tronco é reto a levemente tortuoso e com casca fissurada. Possui Folha simples, alterna e espiralada, obovada a elíptica, com margem dentada em direção ao ápice, ou lisa, com textura cartácea e áspera ao tato na face inferior. A inflorescência é na forma de corimbo terminal e apresenta flores brancas com cálice tubuloso-campanulado. O fruto é uma baga globosa contendo arilo translúcido, adocicado e pegajoso que envolve a semente. Esses frutos são muito atrativos para os pássaros e morcegos que são  os principais dispersores das sementes.

Assista ao vídeo sobre a babosa-branca:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade