Árvore pau-rei (Pterygota brasiliensis)

copa-colunar-do-pau-rei-vista-de-longe


Pau-rei


Nome científico - Pterygota brasiliensis Allemão

Gênero - Pterygota Schott. & Endl.

Família - Malvaceae Juss.

Nomes populares - Pau-rei, maperoá, piroá, folheiro

Origem - Nativa e endêmica
arvore_pau_rei_com_toda_sua_exuberancia

O pau-rei é uma árvore nativa e de grande porte da Mata Atlântica, ocorrendo naturalmente em alguns estados do nordeste e sudeste, como nos estados do Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

É uma árvore perenifólia a semidecídua, com porte de até 35 metros de altura. Possui caule reto, acinzentado e com ritidoma estriado; as raízes são tabulares na base do tronco; as folhas são grandes, simples, alternas, espiraladas e cordiformes; a copa é colunar e o peso da folhagem deixam seus galhos arqueados; as flores são belas e pequenas, reunidas em racemos, com pétalas de cor vinácea internamente e esverdeadas e pilosas externamente; o fruto é uma grande cápsula lenhosa e que abre uma fenda para liberar as sementes aladas que são dispersadas pelo vento.

O pau-rei é uma espécie secundária tardia, se desenvolvendo no sub-bosque. Mudas plantadas em áreas abertas, com total incidência solar, tendem a ficarem com suas folhas queimadas, mas resistindo e se desenvolvendo bem.

Apresenta tolerância a variados tipos de solo, com rápido crescimento, podendo ser empregada em projetos de recuperação de áreas degradadas nas suas regiões de origem e também no paisagismo. Abaixo, mudas produzidas e já plantadas em espaço público e área de preservação permanente.
 
mudas_da_arvore_nativa_pau_rei

Assista ao vídeo sobre o pau-rei:

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade