Jequitibá: o gigante da floresta

copa-do-jequitiba-rosa


Jequitibá é o nome popular e de origem indígena, vem do termo tupi yekïti'bá, que é dado a algumas árvores nativas do Brasil que são da família Lecythidaceae e do gênero Cariniana.

As espécies mais populares são o jequitibá-rosa, de nome científico Cariniana legalis, e o jequitibá-branco, Cariniana estrellensis. Mas ainda destacam-se as espécies Cariniana ianeirensis, Cariniana parvifolia e a espécie Cariniana micrantha que ocorre na região amazônica e que pode alcançar até 65 metros de altura.

Jequitibá-rosa (Cariniana legalis)

O jequitibá-rosa ocorre exclusivamente na Mata Atlântica, do estado da Paraíba, na região nordeste, passando por todo o sudeste, até o estado do Paraná, na região sul do país. É a árvore mais alta desse bioma, onde já foram encontrados muitos exemplares centenários.

O jequitibá possui o tronco reto, cilíndrico, de 30 a 50 metros de atura e podendo ultrapassar 4 metros de diâmetro; a casca é expessa, fissurada e de tonalidade parda a marrom; a copa da árvore é ampla e umbeliforme (em forma de guarda-chuva); as folhas são simples, alternas, com formato ovada-oblongas a elípticas e com margem serrilhada; a inflorescência é em panícula terminal, com flores de tonalidade branca a creme; os frutos são cápsulas do tipo pixídio, cilíndricas e lenhosas, com 4 a 7 centímetros de comprimento, dentro deles estão as sementes que são aladas e dispersadas pelo vento.

Muitos jequitibás por apresentarem idade longeva, acima de cem anos, estão categorizados como Monumento Natural devido a raridade, ao grande valor ecológico e também histórico.

Entre esses, destacam-se: 
  • jequitibá-rosa situado no município de Camacan, na região sul da Bahia, com 48 metros de altura e 4,35 metros de diâmetro, sendo considerado o mais alto do país até o momento;
  • jequitibá-rosa de João Neiva, no Espírito Santo, com 47 metros de altura e 12,05 metros de circunferência; 
  • o jequitibá apelidado de patriarca, situado em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, com 42 metros de altura e 4,03 metros de diâmetro (12,30 metros de circunferência); 
  • e o jequitibá apelidado de matriarca, que se encontra na mesma localidade do anterior, com porte de 44 metros de altura e 3,60 metros de diâmetro (11,88 metros de circunferência), tanto o patriarca quanto o matriarca possuem idade estimada de 600 anos ou mais.

jequitiba de duzentos anos com galhos cobertos por epífitas e sem folhas
Jequitibá de 200 anos na Serra da Concórdia, município de Valença- RJ

Assista ao vídeo do jequitibá:



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade