Castanha-do-maranhão ou castanha-da-praia (Pachira glabra)

 

Copa da castanha-do-maranhão com frutos de cor verde

Família - Malvaceae Juss.

Gênero - Pachira Aubl.

Nome científico - Pachira glabra Pasq.

Origem - Nativa do Brasil

A espécie Pachira glabra pode ser conhecida popularmente como castanha-do-maranhão, cacau-do-maranhão, cacau-selvagem, castanha-da-praia, mamorana e amendoim-de-árvore.

Essa árvore ocorre de forma nativa pela Mata Atlântica de alguns estados do Nordeste e do estado do Rio de Janeiro, preferencialmente nas formações secundárias de várzeas e começo de encostas. 

No estado do RJ a castanha-do-maranhão faz parte da vegetação nativa de alguns parques estaduais, podendo ser conferido pela Lista da Flora de Unidades de Conservação Estaduais do Rio de Janeiro.

Além disso, essa planta encontra-se introduzida em outras regiões do país e também no continente africano, especialmente por conta das suas sementes que podem ser consumidas e ainda como árvore ornamental.

Essas sementes são adocicadas, ricas em proteínas e comparadas às castanhas, porém são menos saborosas, elas geralmente são consumidas torradas, ou são moídas para obtenção de um tipo de leite e outras formas de usos.

A castanha-do-maranhão ou mamorana algumas vezes acaba sendo confundida com a munguba (Pachira aquatica), uma outra espécie que pertence ao mesmo gênero e que é mais popular em todo o país por ser vista na arborização urbana de muitas cidades, porém a castanha-do-maranhão possui frutos e sementes menores, além de outras características que podem ser conferidas adiante.

Características da castanha-do-maranhão


Várias castanhas marrons de Pachira glabra com 2 centímetros de comprimento ao lado de uma régua
Partes do fruto após abertura espontânea e suas sementes

Árvore perenifólia e que pode alcançar 12 metros de altura; possui tronco de casca lisa, verde-acinzentada e com lenticelas; apresenta copa em formato estratificado; as folhas são compostas digitadas e se distribuem de forma alternada, os seus folíolos variam em número de 5 a 8.

As flores são perfumadas, hermafroditas, pentâmeras e possuem muitos estames com longos filetes esbranquiçados, elas são solitárias ou podem aparecer agrupadas em pequeno número.

Os frutos são ovalados, semilenhosos e possuem cor verde mesmo na maturação. Eles possuem uma quantidade rala e pouco notável de paina branca, geralmente medem de 7 a 12 cm de comprimento e se subdividem ao liberar as sementes.

As sementes são marrons e estriadas, possuem formato irregular e medem 2 centímetros de comprimento.

Como fazer mudas da castanha-do-maranhão


As sementes são encontradas de baixo da árvore após a maturação dos frutos e, após colhidas, podem ser postas para germinar em areia de rio (construção) como substrato e mantidas sempre irrigadas.

As sementes de Pachira glabra não possuem dormência e logo germinam, assim, o próximo passo após o surgimento das plântulas são transplantá-las para saquinhos de mudas (25x10) com terra rica em matéria orgânica para darem sequência ao desenvolvimento. Também pode ser utilizado algum adubo orgânico, como húmus de minhoca, misturado a essa terra.

Copa pouco densa da castanha-do-maranhão com galhos formando estratos por partirem de um mesmo ponto e ao redor do caule
Pachira glabra possui copa estratificada e pouco densa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade