Ipê-roxo, ipê-rosa, pau d'arco ou piúva (Handroanthus heptaphyllus)

 

Árvore ipê--roxo com copa toda florida

Família  - Bignoniaceae Juss.

Gênero - Handroanthuss Mattos

Nome científico - Handroanthus heptaphyllus (Vell.) Mattos

Sinônimos (nomes anteriores) -  Handroanthus avellanedae var. paullensisTabebuia heptaphylla, Tabebuia eximia, etc.



Handroanthus heptaphyllus é uma árvore nativa do Brasil, Bolívia , Paraguai e Argentina. No Brasil ela ocorre nas regiões nordeste, sudeste, centro-oeste e sul, onde é chamada popularmente de ipê-roxo, ipê-rosa, pau-d'arco e piúva; em outros idiomas pode ser conhecida como lapacho rosado e pink trumpet tree.


 O ipê-roxo se destaca como uma árvore ornamental devido a exuberante floração que ocorre em meados de junho e julho. As flores possuem cor magenta, com nuances que variam de rosa-escuro a próximo ao roxo, aliás, essa tonalidade é a mesma para as duas espécies de ipê-roxo nativas do Brasil (Handroanthus heptaphyllus e Handroanthus impetiginosus). Portanto, as flores do ipê-roxo não são propriamente roxas, só adquirem tonalidade arroxeada quando já estão senescentes e caídas ao chão.


Além de servir como árvore para projetos paisagísticos, o ipê-roxo possui madeira considerada nobre devido a alta resistência, durabilidade e beleza. Por conta disso a sua madeira é empregada na construção civil, movelaria, instrumentos musicais, em acabamentos de projetos arquitetônicos e peças de design de interiores de embarcações e aeronaves.


Outro benefício do ipê-roxo é referente as sua propriedades terapêuticas. Essa árvore é vista como uma planta medicinal e com as suas cascas são feitos infusos e banhos para tratas diabetes, problemas digestivos, dores, febre, problemas de pele, inflamações e infecções. Em estudos com ratos, os extratos da casca do ipê-roxo apresentaram atividade antidiabética e redução de triglicerídeos e colesterol LDL (Grochanke e equipe, 2016). Já compostos isolados do extrato das folhas apresentaram atividade gastroprotetora e cicatrizante (Carlotto e equipe, 2019).



Handroanthus heptaphyllus: características



Folha do ipê-roxo Handroanthus heptaphyllus sobre fundo branco
Folha com 7 folíolos e margem serrada (comprimento 31 cm, pecíolo 12 cm, peciólulo maior 5,5 cm, folíolo maior 13 cm x 5,5 cm)


Hábito — árvore com porte de até 30 metros de altura.
Tronco — fuste reto a pouco tortuoso, possui casca acinzentada e levemente sulcada.
Folha — caducifólia (perde as folhas no inverno), composta digitada, possui 5 a 7 folíolos oval-lanceolados, pubescentes a glabros, com margem serrada e de consistência membranácea.
Inflorescência — panícula terminal com formação de cachos de flores de cor magenta.
Flor — possui formato tubular afunilado e 5 lobos com margem irregularmente crenada e sinuosa. A corola é de cor magenta, com mancha amarela no interior que funciona como guia de néctar para abelhas polinizadoras (na senescência essa mancha pode se tornar branca).
Fruto — vagem cilíndrica e linear.
Semente — as sementes medem em torno de 15 mm de comprimento, são planas e aladas, com alas pequenas e pouco translúcidas.



Como fazer mudas de ipê-roxo?


Trê flores do ipê-roxo Handroanthus heptaphyllus sobre papel branco
O ipê-roxo possui flor com corola de cor magenta e guia de néctar amarelo


Para fazer mudas de ipê, deve-se coletar as sementes assim que começar a queda espontânea. As sementes devem ser postas para germinação o quanto antes, pois diminuem a viabilidade germinativa com o passar do tempo quando não acondicionadas e armazenadas de forma apropriada (em câmara fria).


A germinação pode ser em sementeira com apenas areia lavada de rio (areia de construção) e mantida sempre úmida. As sementes novas possuem taxa de germinação média a alta e em até 20 dias surgem as plântulas.


Após alguns dias, as mudas já podem ser transplantadas para sacos de mudas de polietileno de 10 x 25 cm e devem permanecer nessa embalagem até alcançarem o tamanho ideal para plantio. Para plantio em propriedade particular, as mudas podem ser plantadas no local definitivo quando estiverem com 50 cm de altura. Já para para arborização urbana, o ideal é que estejam com no mínimo 1 metro de altura.



Onde plantar ipê-roxo?



Tronco do ipê-roxo com casca cinzenta e levemente sulcada
Aspecto da casca do ipê-roxo

Os ipês possuem rápido crescimento e com dois anos já podem alcançar três metros de altura. A muda de ipê-roxo pode ser plantada em quintais de chácara, estando ciente que a árvore pode se tornar de grande porte.


O ipê-roxo também é indicado para arborização urbana de praças e outras áreas públicas espaçadas, mas deve ser evitado em calçadas estreitas que transitem pessoas e também nas que tenham fiação elétrica, pois a árvore adulta possui tronco robusto e porte que alcança a rede elétrica.



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem