Quitoco ou erva-lucera (Pluchea sagittalis): benefícios e como reconhecê-la

Inflorescência do quitoco em capítulos esbranquiçados


Família botânica — Asteraceae Berchet. & J. Presl

GêneroPluchea Cass.

Nome científicoPluchea sagittalis (Lam.) Cabrera

Sinônimos (nomes anteriorers) — Pluchea quitoc, Pluchea suaveolens



A erva quitoco



Origem — A erva quitoco é uma planta originária da América do Sul e nativa do Brasil, ela se distribui por todas as regiões do país e por vários estados, em suas áreas campestres, em restingas e áreas antrópicas. Além do Brasil, ela ocorre em outros países sul-americanos, como Venezuela, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.



Nomes populares — No Brasil a planta é mais conhecida popularmente como quitoco, erva-lucera, madre-cravo e tabacarana. Já em outros países latino-americanos pode ser chamada de yerba lucera, lucerita, cuatro cantos, entre outros.



Benefícios



Para que serve o quitoco — O quitoco ou erva-lucera tem o benefício de servir como planta medicinal tanto no Brasil como nos outros países sul-americanos em que ela ocorre naturalmente. Sendo assim, a planta é utilizada sob a forma de chá, tinturas, garrafadas, emplastros e banhos para tratar algumas afecções de saúde, entre elas: tosse; febre; problemas digestivos (como azia, enjoos, gases, cólicas); problemas do fígado; espasmos; reumatismo; inflamações do cólon; para banhar feridas e para ansiedade. Além de planta medicinal, o quitoco também pode servir como tempero para carnes, como componente para licores feito de ervas, ou ainda ser agregado ao chimarrão ou mate argentino. Existem ainda relatos que o quitoco pode ser utilizado como planta de proteção em banhos de limpeza espiritual nos rituais de religiões afro-brasileiras.




Propriedades do quitoco — A espécie Pluchea sagittalis já passou por alguns estudos científicos afim do reconhecimento dos seus compostos e propriedades terapêuticas. Nos extratos vegetais da planta foram identificados óleos essenciais, fenilpropanoides, flavonoides, polifenóis, taninos e triterpenos. Nos infusos das folhas e talos do quitoco ainda foram identificados nutrientes como cálcio, ferro, cobre, magnésio, manganês, sódio e zinco. Quanto as propriedades medicinais, foram confirmadas as ações:


antioxidante (Parejo e colaboradores; 2003);
anti-inflamatória (Pérez-García e colaboradores; 2005);
gastroprotetora (Figueredo e colaboradores; 2011);
ansiolítica (Rodrigues; 2011);
• antiproliferativa contra células tumorais humanas (Monks e colaboradores; 2002);
antinociceptiva por reduzir a sensação de dor (Figueredo e colaboradores; 2011);
antifúngica frente a Candida albicans (Ferreira e colaboradores; 2004);
antiprotozoaria frente a Trypanossoma cruzi (Zani e Alves; 1994);
antibacteriana frente a bacilos que causam infecções alimentares (Queiroz e colaboradores; 2000), e outras bactérias causadoras de mastite bovina (Holanda e colaboradores; 2019);
anticonvulsiva (Rodrigues; 2011); e
antifibrótica por atenuar fibrose hepática (Ouriques e colaboradores; 2018).



Embora o chá de quitoco seja considerado seguro para consumo, ainda assim é contraindicado para grávidas e lactantes por falta de estudos que assegurem o uso nessas condições.




Como reconhecer o quitoco



Caule do quitoco com alas membranáceas e verdes
Quitoco possui caule com alas e a base das folhas decurrentes.


Hábito — planta herbácea a subarbustiva, anual ou perene, encontrada em torno de 0,60 a 1,50 metros de altura.

Solo — vegeta em solos úmidos e até solos saturados em água, como os de brejos.

Caule — ereto, cilíndrico, possui alas membranáceas longitudinais que parecem ser um seguimento da base foliar, possui cor verde.

Folhas — se distribuem pelo caule de forma alterna espiralada, são sésseis (sem pecíolo), com base decurrente (que se prolonga até a junção com o caule), possuem consistência membranácea, são lanceoladas a oblongas, são tomentosas (com pelos quase imperceptíveis) e possuem margem dentada. 

Inflorescência — corimbo de capítulos terminal ou axilar, surge no ápice do ramo, ou na axila das folhas apicais. 

Capítulos — cilíndricos e aplanados no ápice, medem 7 mm de comprimento por 5 mm de altura, possuem brácteas verdes.

Flores — nos capítulos estão presentes flores marginais e centrais, as marginais são femininas e esbranquiçadas, as centrais possuem função masculina, são lilás e no envelhecimento ganham tons ferrugíneos.

Sementes — as sementes do quitoco se desenvolvem em cipselas e se dispersam pelo vento.



Assista ao vídeo sobre o quitoco:




Obs.; Publicação meramente informativa sobre a descrição botânica, usos populares e propriedades do quitoco. Para tratamentos o recomendado é sempre buscar orientação de um especialista em saúde.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade