Aipo-bravo, salsa-brava ou esparguta: saiba sobre a erva e seus benefícios

 



O aipo-bravo também pode ser chamado de aipo-do-campo, aipo-chimarrão, salsa-brava, salsa-silvestre, esparguta e gertrudes. A planta possui o nome científico Cyclospermum leptophyllum e pertence a família botânica Apiaceae, a mesma da salsa, do coentro, do funcho ou erva-doce.


A planta é originária do México, América Central e América do Sul. No Brasil ela ocorre como planta nativa nas regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Ela é uma erva anual, portanto possui ciclo de vida curto, e nasce espontaneamente na estação seca, podendo ser vista tanto em ambiente silvestre como em áreas urbanizadas.


Como características principais, a espécie Cyclospermum leptophyllum apresenta porte entre 20 a 40 cm de altura; o caule é ereto, verde, estriado e glabro (sem pelos); os raminhos são macios e suas folhas são compostas com 2 a 4 folíolos filiformes; a inflorescência é do tipo umbela e possui minúsculas flores esbranquiçadas; o fruto é globoso e possui mericarpo semi-ovoide; possui uma semente.




Benefícios do aipo-silvestre



Como benefícios o aipo-silvestre ou salsa-brava serve como planta alimentícia e medicinal, seus ramos são utilizados no preparo de diversos alimentos em substituição a salsa ou coentro. A erva pode ser utilizada como tempero de pizzas, em recheio de bolinhos e pasteis, como tempero para carnes e peixes, pode ser adicionada em caldos e sopas, e algumas pessoas até adiciona ao chimarrão, uma bebida tradicional da região Sul do Brasil.


Inclusive o aipo-silvestre possui alguns importantes nutrientes, como carotenoides, riboflavina (B2), niacina (B3), carboidratos, fibras e minerais como cálcio, fósforo, ferro. Além disso, o aipo-do-campo possui óleo essencial com constituintes que desempenham algumas funções terapêuticas. Por conta dos seus benefícios, a espécie Cyclospermum leptophyllum é utilizada na medicina popular para tratar bronquite, asma, resfriados, dores no estômago, diarreia, dispepsia, flatulência, úlceras, problemas de pele e para banhar os olhos em casos de infecções.


No meio científico já é de conhecimento que o aipo-bravo possui importantes propriedades medicinais, por exemplo, em estudos de laboratório os pesquisadores Salehi e colaboradores, em 2019, constataram que o óleo essencial da planta Cyclospermum leptophyllum demonstrou ter ação anti-inflamatória superior ao medicamento indometacina. Os mesmos ainda confirmaram que os extratos da semente da planta apresentaram ação antidiabética e redução nos níveis de triglicerídeos e colesterol em ratos diabéticos.


Em outros estudos com os extratos da erva, os pesquisadores Sahoo e colaboradores, em 2016, evidenciaram ação antiasmática e antiproliferativa contra diversas linhagens de câncer humano. Sua ação antimicrobiana também foi confirmada frente a fungos como Candida albicans, Aspergillus niger e Penicillum funiculosum; e contra bactérias como E. coli, Pseudomonas aeruginosas, H. pilory, Salmonella typhi, Staphylococcus aureus, entre outras.



Assista ao vídeo abaixo sobre o aipo-bravo e saiba mais detalhes sobre a planta e seus benefícios.





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem