Erva morugem ou esparguta (Stellaria media): veja seus benefícios

 

erva morugem


A erva morugem possui o nome científico Stellaria media e pertence à família botânica Caryophyllaceae. Popularmente, a morugem ainda pode ser conhecida como esparguta, morrião-de-passarinho, erva-de-pinto, erva-de-passarinho e erva-de-galinha.


A morugem ou esparguta é uma erva originária da Europa, Ásia e das regiões norte e nordeste da África, portanto, aqui no Brasil ela é uma erva exótica invasora que se naturalizou e hoje é encontrada em algumas regiões do país. A morugem é considerada uma erva daninha por nascer espontaneamente em áreas de cultivo agrícola.


Entre as suas características, a morugem ou esparguta é uma erva anual que possui porte pequeno, ela mede entre 10 a 60 cm de altura. Os ramos são verdes, macios e pubescentes. As folhas são opostas, possuem forma elíptica a ovada, são glabras. A inflorescência possui sépalas verdes ciliadas que protegem a flor. A flor é solitária e possui pétalas brancas e bífidas, assim, causa a impressão de possuir 10 pétalas, mas na verdade são apenas 5 pétalas dobradas. Os frutos são cápsulas ovoides de 4,7 mm e que ficam pendurados, no seu interior contêm as sementes que medem 1 a 1,2 mm de comprimento.



Veja os Benefícios da erva morugem ou esparguta


A erva morugem (Stellaria media) possui alguns benefícios nutricionais e medicinais. A erva serve como planta alimentícia não convencional, ela possui sabor muito suave e possui bons teores de nutrientes. Seus ramos e folhas são consumidos ao natural em saladas mistas ou refogados, também servem para fazer molho, cremes, suco verde e chá medicinal.


Em uma revisão sobre as propriedades da planta Stellaria media, realizada na Nigéria em 2020, consta que a erva contém vitamina C, carotenoides, tocoferol (vitamina E), e os minerais cálcio, ferro, zinco, manganês, cobre e magnésio.


Também foi confirmado que a erva Stellaria media possui cerca de 14 aminoácidos que desempenham funções importantes para a saúde humana por atuarem na formação de colágenos, na redução da fadiga mental e muscular, na prevenção de mutações genéticas, na regulação hormonal e no fortalecimento do sistema imunológico.


Além da boa fonte nutricional, a erva morugem ou esparguta possui mais de 50 compostos bioativos que desempenham atividades terapêuticas. Em estudos de laboratórios com os extratos da planta, foram confirmadas diversas propriedades medicinais. A erva morugem possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória, antiproliferativa, antiobesidade, antidiabética, anti-hiperlipidêmica, analgésica e ansiolítica.


Por conta dessas propriedades, são feitos usos medicinais com a erva morugem (Stellaria media) para auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde. Registros etnobotânicos apontam usos do chá da erva morugem em diversos países para tratar problemas gastrointestinais, problemas respiratórios, hemorroidas, asma, bronquite e cólica menstrual. Na medicina ayurvédica o chá também é sugerido contra obesidade por apresentar ação termogênica e supressora do apetite, e a tintura é indicada para casos de artrite e reumatismo.


Outros usos medicinais da erva morugem ou esparguta são feitos sob a forma de emplastro sobre a pele para tratar coceiras, feridas e furúnculos.



Assista ao vídeo abaixo sobre a erva Stellaria media e veja mais detalhes sobre ela.







Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem