Saiba todos os nutrientes e propriedades da mostarda

Verdura mostarda com folhas largas e verdes


A mostarda (Brassica juncea) é uma erva alimentícia muito apreciada devido ao sabor um pouco picante. As suas folhas são mais consumidas refogadas, mas também podem ser consumidas cruas em saladas. As folhas novas são levemente ardentes e muito saborosas, já as folhas velhas são muito picantes, elas proporcionam um sabor muito ardente que pode até fazer os olhos lacrimejarem, por isso geralmente as folhas mais novas são as preferidas para consumo.


Além de servir como verdura, a mostarda produz sementes que servem para fazer o famoso molho de mostarda e ainda podem ser utilizadas como tempero. Outra utilidade das sementes de mostarda é a sua serventia para a produção do óleo de mostarda, um produto que é utilizado tanto na gastronomia quanto para fins terapêuticos.


O consumo da mostarda promove muitos benefícios á saúde pelo fato dessa hortaliça ser rica em nutrientes, compostos fenólicos, glucosinolatos e carotenoides. Em estudo de laboratório realizado na Unicamp, em 2006, foi constatado que 100 gramas de mostarda podem apresentar proteínas (2,1g); lipídios (0,2g); carboidratos (3,2g); fibras (1,9g); minerais como cálcio (68mg); fósforo (58mg); ferro (1,1mg); além das vitaminas B1; B2; C e betacaroteno que no corpo humano se converte em vitamina A. É importante ressaltar que os valores nutricionais de uma verdura podem variar de acordo com as condições do solo e até mesmo do clima onde é cultivada.


Além de ser uma ótima verdura por conta dos seus nutrientes, a mostarda ainda possui propriedades medicinais. O óleo da mostarda que é extraído das suas pequeninas sementes possui ação anti-inflamatória, antibacteriana, melhora problemas respiratórios e pode prevenir artrite, câncer, problemas cardíacos, diabetes e aterosclerose. No comércio de fitoterápicos e produtos alimentícios ainda é descrito que o óleo de mostarda promove o crescimento capilar e previne quedas de cabelo, ele também é utilizado para massagens afim de prevenir rugas e o envelhecimento da pele.


Alguns estudos in vitro e in vivo (com animais) confirmaram que as folhas da mostarda apresentaram ação hepatoprotetora contra gordura no fígado por ação dos glucosinolatos presentes na planta. Em estudos realizados com ratos portadores de esteatose hepática, foi constatado a redução das inflamações e da gordura no fígado após tratamento com extratos de mostarda.


A mostarda apresentou ação antidiabética devido ao potencial antioxidante, mas nesse caso ela teve eficácia apenas em diabetes leve a moderada, segundo o estudo, em diabetes grave não houve eficácia comprovada. Sendo assim a planta é sugerida para casos de pré-diabetes. 


As folhas da mostarda teve eficácia comprovada contra artrite reumatoide. Grupos de ratos tratados com extratos das folhas apresentaram melhora nos parâmetros sanguíneos, recuperação da inflamação e da degeneração da perna com artrite.


Além disso, os compostos fenólicos presentes nas folhas da mostarda proporcionam ação antioxidante que combate os radicais livres do corpo, também apresentam ação ansiolítica, anti-inflamatória, neuroprotetora e cardioprotetora.


Mas para obter todos os benefícios da mostarda é importante que ela seja cultivada em um solo fértil e que nunca recebeu algum tipo de poluente. Isto porque a mostarda é uma planta fitorremediadora, ela tem alto potencial de acumular metais pesados e por isso é até utilizada quando se quer recuperar solos contaminados. Ao consumir uma verdura que bioacumulou metais pesados em seus tecidos vegetais, esses são transferidos para o corpo humano podendo causar desequilíbrios na saúde.




Agora saiba as características da mostarda:


Pendão floral da mostarda com flores amarelas

Existem uma grande variedade de mostardas, e a espécie Brassica juncea é uma espécie híbrida entre a Brassica rapa e Mutarda nigra. Ela é originária do Cáucaso, região entre a Europa e Ásia, e hoje é encontrada sendo cultivada ou até mesmo nascendo espontaneamente em vários países ao redor do mundo.


A mostarda é uma parente da couve, nabo e do agrião. Ela é uma herbácea anual e no Brasil nasce espontaneamente como erva invasora na estação do inverno. A mostarda da espécie Brassica juncea pode apresentar porte de aproximadamente 1,6 m de altura com o pendão floral. As flores da mostarda são pequeninas, amarelas e dispostas em racemo. A mostarda serve como uma planta melífera, pois ela atrai muitas abelhas, tanto nativas quanto as africanizadas.


As folhas são grandes, largas e lisas, elas possuem pecíolo longo, são liradas-pinatífidas e margem com dentes irregulares. Já as folhas apicais do pendão são lanceoladas e com margem lisa, podem ser curto pecioladas ou sem pecíolo. Os frutos são síliquas cilíndricas e alongadas de 3,6 cm de comprimento e no seu interior estão as sementes globulares e que medem aproximadamente 1,5 a 2 mm de diâmetro.



Assista ao vídeo abaixo sobre a mostarda:






Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem