Horta em garrafas PET e pneus, será um alimento orgânico?

verdura_plantada_em_garrafa_PET

Seja por segurança alimentar ou somente por prazer, muitas pessoas estão preferindo plantar alguns alimentos. Muitos são plantados em recipientes reutilizados, embora sempre surja a dúvida: plantar em PET e pneus faz mal à saúde e ao meio ambiente? veja as possibilidades.

Cultivo de orgânicos em vasos

Alimentos orgânicos são produtos cultivados de forma sustentável, sem que cause danos ao meio ambiente, livre de transgênicos e livre de todo tipo de contaminante, portanto livre de fertilizantes sintéticos e dos agrotóxicos que muitas vezes acabam por contaminar o próprio alimento produzido, o solo, o ar, as águas de rios e subterrâneas, e, por fim, os oceanos. 

Mas e quando for cultivado em um recipiente apenas por prazer e consumo próprio? forma muito utilizada por quem não dispõe de espaço com terra suficiente para ter uma hortinha.
É nessa hora que entra em cena os vasos. Muitos são comprados no comércio, outras pessoas preferem reutilizar alguns objetos descartados e utilizá-los ou confeccioná-los como vasos, por exemplo, as garrafas PET.

Mesmo nos vasos, o conceito de sustentabilidade precisa estar presente, nesse caso, adotar práticas que  não gerem poluentes. Então, se for cultivado em um recipiente, precisamos usar fertilizante também orgânico, um produto natural que pode ser húmus de minhoca, esterco de vaca ou de galinha curtido, ou o produto final da compostagem, entre outros. Mas também devemos estar atento para o material que foi fabricado o vaso em que será plantado a verdura, legume ou fruta.

De forma geral para as plantas, o melhor vaso é o de barro ou de algum outro material natural, pois devido a sua porosidade, auxilia na respiração das raízes e não retém excesso de umidade na terra, fato que causaria o apodrecimento das raízes e consequente morte da planta. E o fator mais relevante é que estão livres de substâncias tóxicas, portanto um produto que causa menos impactos ambientais negativos em comparação aos vasos feitos de plásticos.

Por outro lado, vasos de plásticos são os mais adquiridos para fins de cultivos de plantas devido ao valor mais baixo. Porém se já temos essa visão para os orgânicos, é porque já nos preocupamos com a poluição ambiental e, nessa questão, esses vasos são produtos que geram poluentes tanto no processo de fabricação quanto no fim de sua vida útil, principalmente quando são descartados de forma incorreta e acabam sendo espalhados pelo meio ambiente, não sendo encaminhados a processos de reciclagem.

Plantas absorvem microplásticos


Existem vários tipos de plásticos, os mais usados na confecção de vasos são o polipropileno (PP) e o polietileno (PE). Embora ofereçam menor risco de contaminação por suas substâncias quando novos, esses plásticos, assim como todos os outros, também se degradam e liberam microplásticos.

A poluição por microplástico (partículas menores que 5 milímetros) e nanoplásticos, que são partículas ainda mais fragmentadas (menores que um milésimo de milímetro), está por todo lado e frequentemente é encontrada no solo, rios, águas subterrâneas, oceanos, alimentos, na urina e fezes humana. E um estudo recente encontrou essas micropartículas na placenta de mulheres, o que demonstra que podem circular pela corrente sanguínea.

E quanto as plantas, um artigo da Nature Sustainability traz informações sobre um estudo que comprova a absorção de microplásticos através de lacunas presentes nas raízes, que acabam servindo como vias de entrada.

Já outro estudo, cientistas da Universidade de Shandong, da República Popular da China, confirmam o acúmulo de partículas microplásticas em plantas terrestres. Segundo Xiao-Dong Sun et al.(2020), os estudos evidenciam que os nanoplásticos podem se acumular nos vegetais, causando efeitos ecológicos diretos, como também implicar na sustentabilidade agrícola e segurança alimentar.

Se ainda assim, a escolha for por esse material, melhor evitar plantar em vasos velhos que já estejam muito arranhados, rachados e se quebrando facilmente. E evitar plantar tuberosas como cenoura, beterraba, inhame, entre outras, devido a parte comestível ficar mais próxima ou em contato com o plástico.

Plantar em garrafa PET faz mal?


morango-cultivado-em-garrafa-pet
foto de hortasbio.abae.pt

A garrafa PET (Polietileno tereftalato) é uma das piores embalagens a ser reutilizada para essa finalidade, pois libera mais facilmente substâncias tóxicas podendo contaminar o alimento produzido. 

O que define uma substância como tóxica é a quantidade, se ela está em dose insegura no ambiente ou ao que estamos expostos. Apesar de algumas dessas substâncias se degradarem rapidamente no ambiente, há continua reposição devido ao uso excessivo e ao descarte irregular dos plásticos. E estudos demonstraram que mesmo doses muito baixas de bisfenol (BPA) provocam distúrbios em animais e humanos.

O bisfenol A (BPA) é um aditivo adicionado ao plástico para dar transparência e rigidez, está presente em muitos tipos de embalagens plásticas e, hoje, já existe até regulamentação proibindo o seu uso em algumas embalagens alimentares, como mamadeiras. Mas outros bifenóis utilizados como substitutos que são o BPS e BPF também contaminam produtos, organismos e ambiente. E os plásticos ainda contém outras substâncias tóxicas como os ftalatos. Há vários artigos científicos publicados sobre o impacto negativo causado nos seres vivos pelo bisfenol A (BPA), assim como pelos ftalatos. Em humanos, essas substância são metabolizadas e excretadas, mas provocam sérios distúrbios endócrinos que causam graves doenças.

A garrafa PET em condições climáticas, como o calor do sol, a chuva, somado o contato com a terra, vai se degradando com o passar dos tempos, liberando substâncias químicas e microplásticos que ficarão disponíveis no substrato (terra) em que as plantas absorvem água e sais minerais necessários para seu desenvolvimento, e, possivelmente, algumas dessas substâncias tóxicas.

Plantar verduras em pneus faz mal? é tóxico?


beterraba-plantada-no-pneu
Foto por oestegoiano.com.br

Os pneus inservíveis são classificados como Classe II A, ou seja, não perigosos e não inertes devido a teores de metais em solução maiores do que os padrões estabelecidos por lei (BERTOLLO, JUNIOR & SCHALCH, 2002). Portanto, a reutilização desses pneus em hortas ou jardins não é uma prática ecologicamente correta, pois eles são uma mistura complexa de substâncias químicas e que acabam sendo lixiviadas dessas carcaças, ainda mais se tratando de pneus já degradados pela rodagem e muitas vezes apresentando até rasgos.

Para termos uma ideia melhor do que são os pneus, aqui está a composição química dos pneus de uma fabricante europeia, que acabam tendo valores bem similares dos pneus fabricados em qualquer outra parte do mundo:
  • borracha / 27% sintética e 14% natural;
  • negro de fumo (Pó fabricado através da queima de óleos) ou sílica / 30%;
  • aço e têxtil / 15%;
  • óleos e resinas / 6%;
  • enxofre, óxido de zinco... / 6%;
  • aditivos  e outros / 2%.
Os pneus ainda apresentam aproximadamente 1,5% em peso de compostos de resíduos perigosos presentes na borracha ou como elemento de liga: compostos de zinco, compostos de cobre, chumbo, cádmio, soluções ácidas e compostos organohalogênicos.

Estudos realizados em quatro países (Canadá, Reino Unido, EUA, Austrália) demonstraram que pneus novos ou usados submersos em diferentes concentrações de água, apresentam toxicidade para alguns peixes. Já pedaços de pneus submersos em concentrações pequenas de água por vários dias a semanas, a tornam extremamente tóxica para peixes e invertebrados. E no lixiviado de pneu, quando a água percorre uma amostra de pneu, observou-se que o aço exposto tende a elevar os níveis de manganês e  ferro em águas subterrâneas, além dos níveis de alumínio, zinco e compostos orgânicos que também podem se elevar. No solo, tendem a ser elevados os níveis de cádmio, chumbo e zinco.

E ainda, nos Estados Unidos, cientistas pesquisaram e concluíram que a causa da grande mortalidade do salmão prateado em riachos, onde ele migra para se reproduzir, é devido a um antioxidante presente em fragmentos de pneus que escoa através de águas pluviais de rodovias para esses corpos d'água.

Como vimos, devido a tantas substâncias químicas na sua composição, os pneus estão longe de se tornarem uma solução ecológica quando reutilizados para fins de jardinagem e horticultura, principalmente quando utilizados vários pneus em um local. E para piorar, muitos deles acabam sendo pintados, o que aumentam as substâncias químicas a serem lixiviadas. Um argumento utilizado por muitas pessoas é que os pneus demoram 600 anos para se decompor, mas isso quer dizer apenas que eles demoram esse tempo para se desfazerem por completo, um pneu que está na horta ou no jardim, já está se degradando lentamente.

Plantar em garrafas PET e pneus não é ecologicamente correto


Muitas vezes é compartilhada exaustivamente a falsa ideia de ser ecologicamente correto plantar alimentos em garrafas PET, pneus e outros materiais que de algum modo vão continuar se degradando e poluindo o ambiente.

É importante frisar que tanto a reciclagem quanto a reutilização são métodos importantes e diferentes de evitar o desperdício de energia e recursos naturais, também contribuem para diminuir a poluição e o volume nos aterros sanitários. Mas isso não quer dizer que todo material pode ser reutilizado sem apresentar riscos à saúde e ao meio ambiente.

O reaproveitamento ou reúso de garrafas PET e pneus para plantar alimentos pode até contribuir para a diminuição desses resíduos largados pelas ruas e terrenos baldios, mas na verdade, só estamos transferindo-os desses locais para nosso jardim ou horta, onde continuarão seu processo de degradação. Portanto, melhor encaminha-los aos pontos de coleta para reciclagem. No caso dos pneus, por lei (CONAMA nº 416/2009) todo fabricante e revendedor de pneus, em ação articulada também com os consumidores finais, devem fazer a coleta desse material (logística reversa) para a correta destinação final.

Melhor plantar alimentos em vasos sustentáveis


Não podemos afirmar, sem estudo dos alimentos plantados nesses recipientes, que tais alimentos estarão contaminados, como também não podemos afirmar que serão um alimento saudável e orgânico. Mas os estudos existentes sobre a poluição por microplásticos e suas substâncias tóxicas, assim como suas consequências, como a absorção pelas plantas, bem como os resíduos perigosos lixiviados de pneus no ambiente, não deixam dúvidas que há possibilidade dessa forma de cultivo produzir alimentos que não sejam totalmente saudáveis.

E pela possibilidade, o melhor é escolher recipientes que não apresentem riscos de contaminação dos alimentos e não gerem poluentes como microplásticos e substâncias tóxicas. Existem diversas alternativas sustentáveis, como vasos de barro e fibra de coco, reutilização de cascas de coco, caixotes de madeira que encontramos facilmente pela rua, vasinhos de bambu, filtros de barro descartados, etc. 

Só assim, poderemos dizer que estamos consumindo um produto produzido por nós e de forma orgânica, pois cultivar em um recipiente que não apresenta substâncias poluentes à nossa saúde mas também ao meio ambiente, está totalmente dentro do contexto do mundo dos orgânicos.

Lembrando que um produto para ser comercializado como orgânico, deve possuir um selo de certificação, ou seja, precisa atender a critérios desde a sua produção até a comercialização. Mas isso não vem ao caso em produtos produzidos para consumo próprio.

Referências:

Plastic and plants: https://www.nature.com/articles/s41893-020-0583-9#citeas
Differentially charged nanoplastics demonstrate distinct accumulation in Arabidopsis thaliana: https://www.nature.com/articles/s41565-020-0707-4
Microplásticos como uma ameaça emergente aos ecossistemas terrestres: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/gcb.14020 
Potential Environmental Impacts of Tyre Leachate: https://environment.govt.nz/publications/end-of-life-tyre-management-storage-options/5-potential-environmental-impacts-of-tyre-leachate/
O que há em seus pneus: https://www.continental-tires.com/car/tire-knowledge/tire-basics/tire-mixture

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade