Agrião-amarelo (Rorippa indica): saiba sobre a erva e seus benefícios

Família - Brassicaceae

Gênero - Rorippa

Nome científico  - Rorippa indica

Sinônimos (nome anterior) Sisymbrium indicum


Erva Rorippa indica com ramos ascendentes e florzinhas amarelas



A erva de nome científico Rorippa indica pode ser conhecida popularmente como agrião-amarelo e agrião-amarelo-indiano. Essa erva é originária de parte do continente africano e da Ásia, portanto, aqui no Brasil ela é uma espécie exótica e invasora.


Apesar de ser invasora e vista como erva daninha, o agrião-amarelo possui alguns benefícios, a erva Rorippa indica serve como uma planta alimentícia não convencional e também como planta medicinal. Na literatura científica são reportados usos da erva em comunidades rurais de vários países asiáticos, as suas folhas servem como verduras na alimentação e são consumidas em saladas, refogadas e em cozidos. O agrião-amarelo-indiano é saboroso, mas possui sabor bem mais suave do que o agrião d'água e a mostarda, plantas que são seus parentes, elas pertencem a mesma família botânica.


Além disso, a espécie Rorippa indica é utilizada como planta medicinal. O agrião-amarelo-da-índia é utilizado para auxiliar no tratamento de variados problemas de saúde, como exemplo, o suco da folha com mel serve para tratar tosse, bronquite e asma. O chá da erva é utilizado para tratar processos inflamatórios, artrite, como tônico, contra inchaços, dor de garganta, diarreia, má circulação e como diurético. O uso tópico sobre a pele é feito em casos de queimaduras e abcessos.


Em estudos laboratoriais, foi constatado que a espécie Rorippa indica possui metabólitos secundários que podem exercer função antioxidante e antidiabética. Um estudo publicado na Revista de Química Agrícola e Alimentar dos EUA, em 2014, ressalta que a planta possui cerca de 33 glucosinolatos e mais de 40 flavonoides e outros compostos fenólicos. Em outro estudo, dessa vez realizado na Índia em 2019, e publicado na Revista Internacional de Pesquisa Farmacêutica e de Ciências da Saúde, foi constatado que a erva tem potencial diurético e não possui toxicidade até a dosagem de 2000 mg/Kg.




Saiba mais sobre a erva Rorippa indica e suas características



Frutos da Rorippa indica são vagens curvadas para cima e na ponta dos ramos



Erva anual geralmente encontrada em solos úmidos. Possui porte pequeno, frequentemente é encontrada medindo entre 10 a 40 cm de altura. O caule é ereto e ramificado, sem pelos. As folhas são pecioladas ou sésseis, as basais são pinatipartidas ou lobadas, com lobos arredondados, enquanto as folhas superiores são oblongas a lanceoladas, sem lobos e com margem dentada. As folhas são verdes, mas em condições de sol pleno, elas podem apresentar tonalidade verde-arroxeada.


A inflorescência é racemosa terminal e axilar (partem da axila das folhas). As flores são minúsculas e amarelas. Os frutos são síliquas, tipo vagens, são finas, alongadas e cilíndricas, medem 20 a 40 mm de comprimento e aproximadamente 1,5 mm de largura. Na maturação os frutos ficam arroxeados e em posição ascendente (curvados para cima). As sementes são numerosas, aproximadamente 100 por fruto, possuem formato elipsoide, cor alaranjada e medem 0,5 mm de comprimento.



Assista ao vídeo abaixo sobre a erva Rorippa indica




Obs.; Conteúdo meramente informativo sobre a espécie botânica e seus usos relatados na literatura científica. Para tratamentos com ervas consulte um fitoterapeuta.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem