O espinafre é uma planta alimentícia que possui muitas propriedades nutricionais
O espinafre, também chamado de espinafre-da-nova-zelândia, possui o nome científico Tetragonia tetragonoides. A planta é uma suculenta, um pouco rústica e de ciclo anual. Em seu habitat natural, nos arquipélagos da Nova Zelândia, a planta cresce em zonas costeiras sobre dunas de areia, seichos e rochas. Ela também é nativa da Austrália e parte do continente asiático.
O espinafre ganhou fama mundial devido ao desenho do Popeye, o personagem comia o vegetal para ganhar super poderes e enfrentar o Brutos. Apesar de na vida real a erva não garantir super poderes, ainda assim ela é rica em nutrientes e promove muitos benefícios à saúde, além de ser saborosa.
Abaixo, detalho suas características físicas e os benefícios que o consumo de espinafre traz para a saúde:
Características:
Morfologia das Folhas: Suas folhas são o principal destaque. Elas têm um formato ovado ou triangular, são grossas, carnosas (suculentas) e possuem uma coloração verde-claro a verde-escuro, ou verde-amarelada. A superfície das folhas é coberta por minúsculas glândulas que brilham como cristais de sal, mas pouco perceptíveis a olho nu.
Hábito de Crescimento: O espinafre é uma planta rasteira e prostrada, ele se espalha lateralmente criando um tapete denso sobre o solo. Seus ramos são cilíndricos, quebradiços e podem atingir até 1 metro de comprimento, mas geralmente são mais curtos.
Resistência: O espinafre-da-nova-zelândia é resistente à seca e até à salinidade do solo (comum em regiões costeiras). Em cultivos, a planta se desenvolve melhor a meia sombra e com regas frequentes, assim, suas folhas ficam maiores e mais vistosas.
Dispersão: Após o cultivo, o espinafre pode nascer espontaneamente no ano seguinte devido algumas sementes que caem no solo.
Sabor e Textura: Quando refogado o espinafre possui sabor muito apreciável (não apresenta amargor nem picância). Suas folhas e talos possuem textura carnosa e macia.
Benefícios para a Saúde
O espinafre é um vegetal rico em nutrientes essenciais, a planta contém ótimos teores de vitamina A, C, K, vitaminas do complexo B e vitamina E — A sua alta concentração de vitamina A é essencial para a saúde ocular e renovação celular — A vitamina C atua como um potente antioxidante que fortalece o sistema imunológico — A vitamina K presente no espinafre é essencial para a saúde dos ossos, pois ela ajuda a fixar o cálcio e prevenir a osteoporose, ela também auxilia na saúde cardiovascular — As vitaminas do complexo B presentes no espinafre são cruciais para o metabolismo e manter o corpo funcionando bem — A vitamina E melhora a saúde da pele, cardiovascular e neurológica.
Além das vitaminas, o espinafre é uma boa fonte de proteínas, minerais e fibras. Ele contém bons níveis de Ferro e cálcio, auxiliando no combate à anemia e fundamental para a saúde dos ossos e dentes. Já as fibras auxiliam na digestão e em casos de prisão de ventre.
O espinafre ainda contém substâncias bioativas, como compostos fenólicos, flavonoides, carotenoides, saponinas e tocoferol. Esses compostos também promovem inúmeros benefícios à saúde, entre eles: fortalecimento do sistema imunológico, ação anti-inflamatória, ação que combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce das células e ação protetora contra variadas doenças crônicas.
Contraindicações do espinafre
O espinafre contém muito ácido oxálico, por isso recomenda-se somente consumi-lo refogado após fazer o branqueamento para reduzir ou eliminar o oxalato. Além disso, o consumo deve ser moderado por pessoas com tendência a cálculos renais.
Postar um comentário