Eritrina-candelabro ou mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa)

Inflorescência avermelhada da eritrina-candelabro


Nome científico - Erythrina speciosa Andrews.
Família - Fabaceae Lindl.
Gênero - Erythrina L.
Nomes populares - eritrina-candelabro, eritrina, mulungu-do-litoral, mulungu, corticeira
Origem - Nativa e endêmica do Brasil
Biomas - Mata Atlântica e Cerrado



Eritrina-candelabro


A eritrina-candelabro ou mulungu-do-litoral é uma planta de porte baixo que possui forma de arbusto ou pequena árvore, entre 3 a 5 metros de altura.


Ela possui caule e ramos espinhentos. As folhas são compostas, trifoliadas, com folíolos na forma de losango e com um espinho na nervura principal e mais próximo ao pecíolo.


Erythrina speciosa possui alto potencial paisagístico devido a bela floração. A inflorescência do tipo racemo terminal e ereta surge no inverno, de junho a agosto, com a árvore despida de sua folhagem. As flores possuem tonalidade vermelho-vivo, ou raramente branco em alguns indivíduos. A maturação ocorre de forma acrópeta; primeiro abrem-se as flores basais, seguidas das medianas, e por fim as apicais.


flor da eritrina-candelabro de cor branca
Eritrina de flor branca - crédito 2

Os frutos dessa eritrina são legumes oblongos, do tipo vagem, com maturação em outubro a novembro. No seu interior estão as sementes de formato reniforme, que lembram feijão, e de tonalidade castanha. A propagação é feita por sementes e estaquia de partes dos ramos.


A eritrina-candelabro é uma planta de sol pleno, ocorre preferencialmente em solos úmidos, bordas de brejos, matas ciliares e áreas de restingas.


Por ser atrativa para alguns pássaros, como beija-flores, cambacicas, periquitos, entre outros, é uma espécie recomendada para recuperação de áreas degradadas em suas regiões de ocorrência natural, assim como para arborização de praças e para os que desejam árvores pequenas para jardins.


árvore-pequena-do-mulungu-do-litoral
Aspecto da árvore mulungu-do-litoral - crédito 3

Créditos: 
Fotos 2, 3 - mauro halpern via Flickr

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade