Pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha)


galho-do-pau-jacare-com-cristas-aculeadas-caido-no-chao


Família - Fabaceae Lindl.

Gênero - Piptadenia Benth.

Nome científico - Piptadenia gonoacantha (Mart.) J. F. Macbr.

Origem - Nativa do Brasil

Nomes populares - pau-jacaré, jacaré, angico-jacaré, monjoleiro, entre outros.

Descrição do pau-jacaré:


O pau-jacaré é uma árvore nativa do Brasil e de ampla dispersão, principalmente na Mata Atlântica, onde em muitos habitats acaba se tornando uma espécie dominante com alta densidade populacional. De acordo com o estágio sucessional a espécie é classificada principalmente como secundária inicial, podendo ser pioneira, sendo árvore típica de florestas secundárias das regiões onde ela ocorre naturalmente.

Entre as suas características morfológicas, o pau-jacaré possui porte de até 20 metros de altura e 50 centímetros de diâmetro. O tronco é reto ou tortuoso e nas árvores jovens possuem cristas longitudinais aculeadas e interligadas por outras transversais. Já nas árvores adultas e de maiores circunferências, o tronco passa a ter cascas que se descamam em placas alongadas e sem a presença das cristas aculeadas que permanecem apenas nos galhos e ramos finos, possui cor marrom e a casca interna é amarelada.

A copa da árvore é irregular e de pouca sombra. As folhas possuem pecíolo caniculado, são alternas, bipinadas, com até 10 pares de pinas e muitos foliólulos de formato linear-falciformes. Apresentam muitos acúleos na parte de baixo da raque e nectários extraflorais, um no pecíolo e geralmente três distribuídos pela raque na altura dos últimos pares de pinas.

As flores surgem em espigas cilíndricas e axilares, são hermafroditas, pequenas e de cor amarelo-creme. Os frutos são vagens secas, coriáceas, de cor parda, com até 8 centímetro de comprimento. As sementes são pardo-amareladas ou esverdeadas, achatadas e ovaladas, são em número de 5 a 7, não possuem dormência e tem alto poder germinativo.

As raízes do pau-jacaré são profundas e nelas se associam bactérias que promovem o benefício de fixar nitrogênio no solo. As mudas possuem rápido desenvolvimento e a espécie é indicada para recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais.

Propriedades medicinais do pau-jacaré:


Pesquisas realizadas na Universidade Federal de Viçosa confirmaram que compostos extraídos das folhas da espécie Piptadenia gonoacantha possuem atividades antioxidante, antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória. Os extratos estudados apresentaram grande eficácia contra certas bactérias que causam doenças de pele, e a partir daí foram desenvolvidos produtos com extratos da planta como sabonete, bálsamo e pomada.

tronco-do-pau-jacare-com-cascas-soltando-escamas-longitudinais
Tronco de um pau-jacaré de idade avançada


copa-da-arvore-jacare-entre-as-outras-arvores
Copa rala da Piptadenia gonoacantha

ramo-com-folhas-do-pau-jacare-postas-ao-chao
Ramo com folhas bipinadas do pau-jacaré

caule-e-galhos-com-cristas-aculeadas-de-um-jovem-pau-jacare
Cristas aculeadas pelo caule e galhos de uma árvore jovem


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade