Fruto-do-sanhaço ou cafeeiro-do-mato (Psychotria carthagenensis)

cacho-de-frutinhos-amadurecidos-nas-cores-amarelo-a-vermelho


Família - Rubiaceae Juss.

Gênero - Psychotria L.

Origem - nativa do Brasil

A espécie de nome científico Psychotria carthagenensis é uma planta nativa do Brasil que ocorre em todas as regiões do país e com ampla distribuição por diferentes ambientes. Ela pode ser encontrada em altitudes variadas, desde o nível do mar até 600 metros acima, nas formações florestais, vegetação ciliar, de galeria, restinga, várzea, e em tipos de solos variados, como solo arenoso ou argiloso, solo seco e bem drenado e solo raso e úmido.

Popularmente a espécie Psychotria carthagenensis é chamada de fruta-do-sanhaço, sanhaçaiba e cafeeiro-do-mato. Uma curiosidade é que ela também é utilizada pelos povos tradicionais da região amazônica para compor a bebida alucinôgena ayahuasca, embora a planta mais utilizada para essa finalidade seja outra do mesmo gênero, a espécie Psychotria viridis.

Características do fruto-do-sanhaço:


em-destaque-a-estipula-seca-persistente-no-ramo-da-psychotria-carthagenensis
Estípulas secas no ramo é uma característica da espécie

A sanhaçaiba é uma planta encontrada no sub-bosque com porte de arbusto, entre 2 a 4 metros de altura. Possui folha oposta e cruzada, glabra (sem pelos), com margem inteira, textura cartácea, de formato oblongo, com base cuneada e ápice agudo ou acuminado. Possui estípulas interpeciolares bem desenvolvidas, são ovaladas a lanceoladas e fundidas em sua base ao redor do ramo, são caducas, mas persiste no ramo por algum tempo, desta forma sempre será visto algumas estípulas secas nos ramos já desenvolvidos.

A inflorescência é terminal, paniculada, ramificada em eixos secundários formando quase sempre verticilos de quatro. Possui muitas flores brancas pequeninas, sésseis ou subsésseis, com antese diurna, elas se abrem ao amanhecer, e a senescência ocorre no fim da tarde. O período de floração é longo e varia conforme as regiões, podendo ocorrer de maio até janeiro.

O cafeeiro-do-mato frutifica de abril a setembro, o fruto é uma drupa elipsoide de sabor adocicado, de cor verde quando imaturo, seguindo a sequência de cores: amarelo, laranja, até se tornar rubro quando maduro. Desta forma é comum no período de frutificação a planta apresentar cachos com vários frutinhos de cores diferentes devido ao processo de maturação, o que causa um belo efeito ornamental. 

No interior dessas drupas estão as sementes, quase sempre duas, de cor bege, com uma face plana e outra convexa, possuem sulcos longitudinais. Quando apresenta uma semente, essa é inteira e ovalada, dando a impressão que não foram divididas e estão fundidas. A dispersão é feita por algumas espécies de pássaros que consomem os pequeninos frutos, entre eles o sanhaço.

Propriedades medicinais de Psychotria carthagenensis:


imagem-do-arbusto-com-as-folhas-verde-escuras-e-com-nervuras-primaria-e-secundarias-visiveis
Folhas com nervura primária e secundárias aparentes

Na literatura científica foram encontrados relatos de que essa espécie é vista como planta medicinal, sendo usada como antirreumático, depurativo, antifúngico, antibacteriano e antifebril.

Através de estudos em laboratório para averiguar os compostos fitoquímicos presentes na planta, confirmou-se que o extrato aquoso de Psychotria carthagenensis apresentou antraquinonas, esteróides, flavonoides, alcaloides, taninos, triterpenos e saponinas.

Segundo uma pesquisa feita no Mato Grosso do Sul por um grupo de pesquisadores da Uniderp, o extrato aquoso das folhas frescas demonstrou possuir atividade anticolinesterase, podendo segundo os autores, proporcionar bons resultados em pacientes com doença de Alzheimer e outros distúrbios do sistema nervoso central.

O mesmo grupo de cientistas concluíram que o extrato aquoso das folhas frescas e folhas secas da planta não apresentou toxicidade no fígado e rins dos ratos testados a dose de 200 microgramas por kg. No entanto, em outros estudos, doses mais altas demonstraram efeito sedativo e tóxico.

frutificacao-com-drupas-de-varias-cores-devido-a-maturacao
A bela infrutescência geralmente compactada e com frutos em diferentes tonalidades 

  • Conheça também uma outra planta do mesmo gênero, a espécie Psychotria nuda

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade