Publicidade

Árvore tamanqueiro (Aegiphila integrifolia)

 

Um ramo da espécie Aegiphila integrifolia com cachos de pequenos frutos vermelhos e ao fundo o verde da mata

Família - Lamiaceae

Gênero - Aegiphila Jacq.

Nome científico - Aegiphila integrifolia (Jacq.) Moldenke

Sinonímia - Aegiphila sellowiana Cham.

Aegiphila integrifolia é uma espécie nativa do Brasil com ampla distribuição pelo país, ocorrendo da região norte até o sul em diversas formações vegetacionais. Além do Brasil a planta também ocorre como nativa em Trinidade e do Panamá até a Bolívia, segundo Plants of the world online (Royal Botanic Gardens).

Popularmente a espécie Aegiphila integrifolia pode ser conhecida como tamanqueiro, pau-de-tamanco, fruta-de-papagaio, mululo, pau-gaiola, tabaquillo em espanhol, entre outros nomes.

Características da árvore tamanqueiro:


Ponta de um ramo com folhas de aproximadamente 20 centímetros de comprimento
Folhas tomentosas em ambas as faces

O tamanqueiro é uma espécie pioneira a secundária inicial, possui porte de uma árvore pequena com até 15 metros de altura e tronco com até 30 cm de diâmetro à altura do peito, a copa é irregular, com galhos finos, quadrangulares e cobertos com pelos em sua extremidade.

As folhas são simples, opostas cruzadas, com forma elíptica, ápice acuminado e base atenuada, são de consistência membranácea a subcartácea, com ambas as faces cobertas por pelos macios, possuem margem inteira e podem medir até 27 centímetros de comprimento.

Possui inflorescência em cimeira axilar com flores esbranquiçadas a creme. Os frutos são drupas elípticas medindo até 9 mm de comprimento por 7 mm de largura, quando maduros são avermelhados, possuem polpa oleaginosa da mesma cor; contém 3 a 4 sementes marrons, oblongas (7mm x 3mm), com base arredondada e ápice agudo.

As sementes são dispersadas por pássaros que consomem os frutos, por esse motivo, somado ao rápido crescimento, tolerância a sol pleno e boa adaptação a variados tipos de solo, a espécie é recomendada para recuperação de áreas degradadas.

Frutos vermelhos da tamanqueira com cálice esverdeado até o meio
Frutos do tamanqueiro parcialmente cobertos pelo cálice persistente


pequena árvore tamanqueiro em meio a mata com copa aberta e pouco ramificada
Visão geral da arvoreta

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem