Solanum concinnum: um arbusto da Mata Atlântica

 

Família - Solanaceae A. Juss.

Gênero - Solanum L.

Nome científico - Solanum concinnum Schott ex Sendtn.

Origem - Nativa do Brasil

A espécie Solanum concinnum é uma planta nativa e endêmica do Brasil, com distribuição exclusiva pelas regiões sudeste e sul, de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, nos biomas Mata Atlântica e Pampa.

A planta ocorre com certa frequência nas bordas das matas, principalmente em ambientes úmidos, sendo muitas vezes percebida devido a sua bela inflorescência que se destaca em meio ao verde das folhagens.

Características da espécie Solanum concinnum:

Ramo de Solanum concinnum com inflorescência na ponta, pendente e de flores brancas
Racemo floral pendente

Planta de porte arbustivo, geralmente até 3 metros de altura, sem espinhos, possui caule verde-esbranquiçado e com muitas lenticelas; os ramos são cilíndricos, longos e finos.

As folhas são simples, dispostas de forma alternada pelo ramo, são pecioladas, possuem consistência papirácea, lados desiguais em sua base, margem inteira, ápice acuminado, lâmina elíptica com a face superior de cor verde-escura e com pelos eretos e ásperos ao tato, e a face inferior verde-esbranquiçada e com pelos aveludados.

Inflorescência em forma de racemo pendente e revestida de pelos, com pedúnculo (haste principal) partindo oposto ou lateral a folha e com pedicelos purpúreos; o cálice é campanulado com cinco lobos lanceolados de cor verde e borda púrpura; as flores possuem cinco pétalas brancas, largas e com ápice agudo, cada pétala com uma raia púrpura ou vinácea partindo da base em direção ao ápice configurando uma estrela; as anteras são amarelas e o estilete é maior que os estames.

O fruto é uma baga globosa com cálice persistente e de cor roxa quando maduro, possui polpa gelatinosa e adocicada, são consumidos por pássaros e morcegos; as sementes são pequenas e achatadas, medem cerca de 3 mm de comprimento.

visão frontal de um ramo com folhas opostas e verde-escuras
Folhas alternas


Aspecto geral do arbusto Solanum concinnum com 1,50 centímetros de altura e com ramos espalhados
Aspecto geral de uma jovem planta

foto macro da flor de Solanum concinnum evidenciando os riscos finos e vináceos ao longo de cada pétala branca
Raias nas pétalas formam uma estrela vinácea

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade