Erva paracari (Marsypianthes chamaedrys): características e para que serve

erva paracari com folhas verdes e botões florais roxos


Família - Lamiaceae Martinov
Gênero - Marsypianthes Mart. ex Benth.
Nome científico - Marsypianthes chamaedrys (Vahl) Kuntze
Origem - Nativa do Brasil




A espécie Marsypianthes chamaedrys é uma erva originária da América do Sul, onde ocorre de forma nativa por vários países desse continente, incluindo o Brasil, onde possui ampla distribuição, sendo encontrada em todas as regiões brasileiras.



Essa planta pode ser conhecida por alguns nomes populares e que podem variar conforme as regiões, entre eles: paracari, pacari, hortelã-do-mato, hortelã-do-campo e erva-de-cobra. É importante esclarecer que um mesmo nome popular de uma planta pode ser dado a outra que não possui semelhança e nem mesmo parentesco, como exemplo, o nome erva-de-cobra também nomeia outras plantas de outras famílias botânicas.




Características do paracari ou hortelã-do-mato



paracari com flores roxas
Paracari com flores


O paracari ocorre em várias formações vegetais que variam conforme o clima, relevo e solo, portanto essa planta é encontrada em áreas rupestres, savanas, restingas, várzeas, florestas, áreas ruderais, entre outras. No entanto essa planta parece ter preferência por áreas sombreadas e de maior umidade.



O paracari ou erva-de-cobra tem como características ser uma planta viscosa devido aos tricomas (pelos) que recobrem toda a planta e que secretam substância pegajosa. A planta apresenta porte entre 20 a 60 cm de altura; o caule pode ser encontrado ereto ou decumbente, em plantas mais velhas é nitidamente quadrangular na parte basal e de cor cinza-esverdeado, já na parte superior é verde.



As folhas são membranáceas, possuem pecíolos e ficam arranjadas de forma oposta e cruzada, possui finos pelos e a margem é serrada. As folhas lembram um pouco o hortelã, por isso ela é chamada de hortelã-do-mato.



A inflorescência é do tipo glomérulo de 1,5 cm de diâmetro e que fica sustentado por longo pedúnculo que parte da axila foliar; as brácteas são lineares; as flores são pequeninas, roxas ou brancas e labiadas, com dois lóbulos superiores, e três inferiores sendo o do meio de tamanho menor, com formato diferenciado e tonalidade mais escura; os frutos são aquênios marrons, divididos em 3 a 4 núcleos convexos e cada um medindo até 2 milímetros de comprimento.




Benefícios do paracari e suas propriedades medicinais




Como benefícios, o paracari ou erva-de-cobra serve ao uso popular como planta medicinal para auxiliar em alguns problemas de saúde, com essa planta são feitos chá, cataplasmas e extratos para atuar como laxante, contra dores em geral (dor de cabeça, musculares, reumáticas, etc.) contra febre, cólicas, gases, má digestão, espasmos, picadas de insetos e picadas de cobras.



Entre as propriedades medicinais da espécie Marsypianthes chamaedrys que já foram confirmadas cientificamente, destacam-se as atividades antioxidante, anti-inflamatória, analgésica, antifúngica, leishmanicida, anticoagulante e antiofídica.



Embora tenha sido confirmado que a planta atua contra veneno de cobra, em casos em que uma pessoa sofra uma picada, sempre deve-se buscar atendimento médico e nunca fazer tratamento somente com a planta, até porque não há informação sobre qual dose seria necessário para neutralizar o veneno em humanos.



Obs: A página nossafloranossomeio não orienta quanto ao uso para fins medicinais, apenas visa descrever sobre a planta e suas propriedades medicinais confirmadas cientificamente. Para tratamentos o correto é buscar orientação de um médico ou fitoterapeuta.



Assista ao vídeo sobre a erva-de-cobra ou paracari:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade