Esterco de Aves (cama de frango) - Veja Como Curtir


Esterco de galinha, após curtido se torna um excelente adubo rico em nutrientes

O esterco


O esterco de aves, também conhecido como cama de frango, é um material riquíssimo em nutrientes e que pode ser utilizado para suprir as necessidades das plantas. Esse material é basicamente composto por penas, restos de comidas, fezes, serragem ou outro material utilizado para forrar o piso.

Benefícios de curtir o esterco de aves


Mas para fazer uso do esterco de aves ou esterco de galinhas, deve-se curtir esse material, a fim de que ocorram reações químicas através de micro-organismos decompositores. Essas reações irão promover alguns benefícios; como elevar a temperatura do composto, eliminando possíveis agentes patógenos que são muito comuns em esterco de aves, e também haverá a ciclagem de nutrientes, deixando-os disponíveis e de forma assimilável para as plantas que é o objetivo principal.

O processo de curtir o esterco é simples, bastando ter atenção em alguns detalhes, como o teor de umidade, a oxigenação e os reviramentos afim de homogeneizar a pilha de esterco.
Então, primeiro, o ideal e ir juntando todos os dias o material que está no piso onde se cria as aves até ter material suficiente para formar uma pilha. Essa pilha pode ter tamanhos variados, mas pilha muito alta, acima de 1,50 m pode esquentar além do ideal, correndo o risco de matar os patógenos, que devem ser eliminados, mas também os micro-organismos benéficos a decomposição. Neste caso deve-se resfriar com água e fazer reviramentos para manter a temperatura em torno de até 65º C. 

Após montado podemos cobrir afim de evitar prejuízos causados pela ação da chuva, como excesso de umidade, onde irá compactar o material e provocar mau cheiro por falta de oxigênio, e ainda lixiviar os nutrientes do esterco.

Em relação aos reviramentos, eles podem ser feitos um a cada semana no primeiro mês, depois um a cada quinze dias, e até um por mês sucessivamente. Os reviramentos são importantes tanto para levar oxigênio para os micro-organismos decompositores, como para homogeneizar a pilha do esterco.

Quanto a umidade, um bom parâmetro é verificar apertando o esterco na mão (com luvas), ele deve estar bem úmido mas sem que escorra água. A umidade correta é de extrema importância, pois os micro-organismos precisam de água para sua formação celular e havendo baixa umidade vai ocorrer atraso na decomposição do esterco, portanto convém fazer regas periódicas para manter todo o material umedecido.

O processo de curtir a cama de frango pode durar cerca de sessenta dias, ele é mais rico em nitrogênio do que o esterco bovino, por esse motivo, demanda um tempo maior até o fim do processo. Após o esterco curtido, esse produto final será um adubo orgânico de excelente qualidade, rico em macronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre) e os micronutrientes, dentre eles o cobre, ferro, zinco, boro etc.

Para mais informações, assista ao vídeo com demonstração de todas as etapas de como curtir o esterco de galinha de forma eficaz.

5 Comentários

  1. Quantas vezes eu tenho que molhar até está pronto para usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! não dá para dizer com precisão quantas regas serão necessárias ao curtir o esterco pois isso tem vários fatores que influenciam, como volume dos materiais e também estação do ano. O correto é manter úmido, então toda vez que verificar que está perdendo umidade poderá ser feito uma rega. No vídeo abaixo tem todas as etapas bem detalhadas de como curtir o esterco.

      Excluir
  2. posso mantelo e ar livre depois de curtido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se for usar em pouco tempo pode sim, mas caso tenha muito esterco e que irá durar mais de um mês convém mantê-lo a sombra, pois altas temperaturas faz perder nitrogênio. E em período de chuva torrencial o melhor é manter coberto para evitar que perca nutrientes por lixiviação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade