Uma planta rica em proteínas e outros nutrientes, conheça o beldroegão (Talinum paniculatum)

Foto_da_minuscula_flor_rosada_e_frutinhos_de _varias_tonalidades_do_beldroegao

Beldroegão, major-gomes, maria-gorda, lingua-de-vaca são alguns nomes populares da planta Talinum paniculatum

Muitas vezes surge uma plantinha em nosso quintal que pode servir de alimento, mas por falta de conhecimento de suas propriedades alimentícias e nutricionais ela pode acabar sendo desprezada.

Essas plantas com propriedades alimentícias e que são pouco utilizadas para essa finalidade são chamadas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e, como exemplo, temos o próprio beldroegão, a taioba, serralha, bertalha, ora-pro-nobis, almeirão e muitas outras. Algumas com o tempo até passam a ser mais conhecidas e utilizadas pela população, podendo ser encontradas até em feiras. Há também o fator regional, determinada planta pode não ser conhecida e consumida pela população em algumas regiões, já em outra, pode fazer parte até da cultura local, não sendo considerada uma PANC.

Talinum paniculatum - beldroegão


A Talinum paniculatum possui vários nomes populares que variam entre as regiões, podendo ser conhecida como beldroegão, beldroega-grande, major-gomes, carne-gorda, lingua-de-vaca, entre outros. Por esse motivo, para reconhecer a planta e fazer uso, deve-se atentar para as características das partes vegetativas da planta, como as suas folhas, mas também as partes reprodutivas, que são as flores e os frutos das sementes, o que favorece a identificação.

Foto_da_planta_beldroegao_distribuida _no_quintal

Essa planta é nativa do continente americano, com ampla distribuição por todo o país. O cultivo é muito fácil, tanto que costuma nascer espontaneamente pelo jardim, horta e terrenos baldios, em locais a pleno sol e sombreados.

Seu conjunto floral é muito belo, servindo até como planta ornamental. As flores são miudinhas de tonalidade rosada e dispostas em panículas terminais por um longo escapo floral. Chama muita atenção por estarem arranjadas junto aos frutinhos que são bolinhas de várias tonalidades, onde no interior estão as sementes pretinhas. Esses frutinhos iniciam com tons de amarelo passando à tonalidade ocre, que junto com os botões florais rosados causam o belo efeito multicolorido, o que ajuda a identificar facilmente essa plantinha.

Foto-dos-frutinhos-de-varias-tonalidades-junto-aos-botoes-florais-rosados-do-beldroegao


Partes comestíveis do beldroegão


As folhas são carnosas e macias, de cor verde-escura. Segundo a literatura, podem ser consumidas in natura em saladas e suco verde, ou refogadas e cozidas, apresenta sabor muito suave e refrescante. As raízes tuberosas também podem ser consumidas, embora não apresente muito sabor. Ainda temos as sementinhas que tem consistência crocante e que podem servir como cobertura de alguns alimentos, do mesmo modo que muitas outras sementes são utilizadas.

Beldroegão com suas folhas carnosas e verdes brilhantes

Sobre as propriedades nutricionais, constam em vários artigos científicos os ótimos teores de proteína (21,85%), além de fósforo, magnésio, cálcio, potássio, sódio, zinco, ferro, manganês e vitamina C.

Já na medicina caseira, as folhas são empregadas contra afecções da pele e como anti-inflamatória. As suas raízes como diurético e estimulante físico e mental.

Em alguns poucos países e regiões do Brasil ela já vem sendo consumida como tantas outras verduras, sendo possível encontrar até mesmo em feiras livres. Já na maioria das regiões, muitas vezes é considerada até como planta daninha por falta de conhecimento das suas propriedades nutricionais e por nascer e se propagar facilmente.


Assista ao vídeo sobre a PANC Talinum paniculatum


3 Comentários

  1. Não sabia q era comestível!!! Apareceu no meu canteiro e achei linda, muito delicada!!! Obrigada pela informação.

    ResponderExcluir
  2. Eu conhecia a beldroega comum, pequena, e já comi. Uma delícia!!!! Agora apareceu essa na minha horta e vou usar!

    ResponderExcluir
  3. Quando éramos crianças minha preparava salada da pequena,ou refogada, uma delícia mesmo.
    Essa grande,eu faço salada bem temperada,ou refogada com repolho, abobrinha, cenoura em tirinhas, fica um espetáculo,de tão saborosa.
    Façam, vocês vão se deliciarem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade