Época de podar, tipos de podas e como podar os citros

 

´poda-de-limpeza-em-frutifera

Neste artigo você vai saber quando podar as frutíferas, os principais tipos de podas, bem como os benefícios da poda para a planta.

A poda em frutíferas é uma prática variável de acordo com a finalidade desejada. Portanto, existem alguns tipos específicos que podem ser realizados desde o crescimento da muda e ao longo de sua vida no pomar.

A prática da poda não é uma tarefa difícil, basta adquirir conhecimentos sobre alguns aspectos importantes, dessa forma, aliado a prática ano após ano, se ganha experiência e maior entendimento de como realizar uma poda que beneficie a planta.

De forma geral, as plantas cítricas como a laranjeira, limoeiro e tangerina, produzem normalmente sem podas, porém a não realização pode implicar em excesso de frutificação, mas com frutos de menor qualidade, e agravamento de pragas e/ou doenças, devido ao crescimento excessivo e desordenado da copa.

Quais os benefícios da poda em frutíferas?

Dentre os benefícios podemos citar que:

  • A árvore terá boa arquitetura, com pernadas que darão boa sustentação aos galhos de frutificação.
  • Boa luminosidade por toda a planta, favorecendo a fotossíntese.
  • Equilíbrio entre safras e melhor qualidade dos frutos.
  • Melhor arejamento no interior da copa.
  • Redução do porte, facilitando o manuseio.
  • Melhor controle de pragas e doenças.
  • Eliminação de galhos indesejáveis, ramos ladrões de energia e outros.
  • Rejuvenescimento.

Qual a época de podar?

A época pode variar conforme a espécie da planta, o tipo de poda, bem como a intensidade. Algumas são mais propícias a serem realizadas no inverno, devido a planta estar em período de repouso fisiológico, seja pelo frio ou por déficit hídrico comum da estação. Nesse período ocorre menos circulação de seiva, sendo assim, não haverá perdas excessivas de nutrientes e carboidratos pela prática da poda.

Há também as que são realizadas em outras estações, como as denominadas poda verde ou de verão. São praticadas pós-colheita e quando se quer retirar poucos ramos, como ramos ladrões, desponte, desbrota e pequenas correções da poda de inverno.

Tipos de podas:

Existem alguns tipos de podas, mas aqui mencionarei apenas os quatro tipos de maior utilidade em um pequeno pomar:

  1. Poda de formação -  Essa poda é responsável pela arquitetura que a planta irá adquirir. Deve ser realizada nos três primeiros anos após o plantio. Na prática, removem-se os ramos que surgem nas laterais, deixando a muda com uma única haste até atingir 1 metro de altura. Posteriormente deve-se realizar o desponte reduzindo a muda para 0,50 a 0,80 cm de altura, após esse processo surgirão brotações que deverão ser deixadas apenas três ou quatro para formação das pernadas, em posição radial. A partir de cada pernada, devem ser permitidas três brotações que irão formar os braços e ramos da copa. Nessa fase, o ideal é ir configurando uma forma de taça, fazendo com que a copa fica aberta e arejada.                                                                                                                                                 
  2. Poda de limpeza - É a mais realizada e geralmente é feita no inverno, com a planta em dormência, ou prestes a sair desse período, próximo ao fim da estação, afim de evitar que brotações novas ainda enfrente frio intenso com geadas. Na poda de limpeza retiram-se galhos secos, doentes, ramos ladrões e mal localizados (paralelos, cruzando com outros e pelo interior da planta). Aqui, a intenção é aumentar a incidência solar, a circulação de ar pelo interior da copa, facilitar o controle de pragas, doenças e revigorar a planta. Essa poda também favorece melhor frutificação.                                                                                                                                                                                             
  3. Poda de frutificação - Deve ser feita após a colheita dos frutos para que a planta tenha tempo de se recuperar até a próxima safra, sendo assim, a época varia com o período em que cada espécie frutifica. Nessa poda retiram-se o excesso de ramos que já produziram, podendo ser retirados do topo e das laterais afim de induzir a produção de ramos novos e vigorosos, visto que a floração e frutificação dos citros ocorrem em brotações novas. Porém essa poda é mais recomendada e utilizada em pomares comerciais onde é exigido alta produtividade e espaçamento para colheitadeiras.                                                                                                                                                                                                            
  4. Poda de renovação - Essa poda é realizada no inverno em plantas com idade avançada e baixa produtividade, geralmente já atacadas por pragas e/ou doenças. Nessa prática retira-se toda a copa, ficando apenas o tronco com o início das pernadas. 

Observações importantes na poda de frutíferas:

  • A frutificação ocorre preferencialmente em galhos horizontais, já galhos retilíneos e verticais tendem a produzir mais vegetação.
  • Poda excessiva onde se retira muita copa, acima de 20%, pode levar a menor produção de frutas na safra seguinte, devido a muita perda de carboidratos que estavam armazenados nas folhagens removidas, tendo maior produção somente nas safras subsequentes com a planta recuperada.
  • As plantas cítricas levam de duas a três safras para se recuperarem de podas severas.
  • Apesar dos vários benefícios, plantas que sofrem podas consecutivas durante toda a sua vida, apresentam longevidade menor do que as que são menos ou não podadas, devido ao estresse fisiológico pela constante cicatrização, alta produção de ramos e frutos.
  • Antes da realização, deve-se esterilizar as ferramentas de poda com álcool 70% ou cloro.
  • Os cortes devem ser feitos rentes ao galho principal, evitando-se deixar tocos.
  • Após os cortes, aplicar pasta a base de sulfato de cobre (calda bordalesa).

Assista ao vídeo de como podar tangerina e outros citros:


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem