Solanum diphyllum: um arbusto exótico que está surgindo nos quintais

um-ramo-de-solanum-diphyllum-com-uma-flor-frutos-verdes-folhas-brilhosas-e-ao-fundo-gramado-verde
Solanum diphyllum / Proibida a cópia e reprodção


Família - Solanaceae A. Juss.

Gênero - Solanum L.

Origem - México e América Central

Nomes populares - erva-moura-de-duas-folhas, tomatinho-amarelo


A espécie de nome científico Solanum diphyllum é um pequeno arbusto ainda não popular no Brasil, mas que vem sendo dispersada em várias regiões do país e surgindo espontaneamente até nos quintais. Ela é uma planta originária do México e América Central e foi introduzida em diversos países como planta ornamental e acabou se dispersando como planta invasora.

A Solanum diphyllum pertence a mesma família do tomate, pimentão, jurubeba...porém ainda são escassos estudos sobre essa planta e sua toxicidade. Sendo assim não é recomendado consumir seus frutos, pois não se sabe ao certo se eles são tóxicos quando maduros, e na família das Solanáceas existem muitas plantas com princípios ativos que podem causar náusea, vômito, dor abdominal e outras complicações gastrointestinais.

Características da espécie Solanum diphyllum:


imagem-de-um-ramo-com-par-de-folhas-de-tamanho-desiguais-e-frutos-amarelos
Duas folhas de tamanhos desiguais em cada nó são características da espécie

Solanum diphyllum é uma planta arbustiva que vegeta tanto a pleno sol quanto na sombra em clima tropical e subtropical. Possui porte de 1 a 2 metros de altura, caule ereto, retilíneo e com lenticelas esbranquiçadas e a raiz é pivotante. As folhas nos ramos reprodutivos apresentam-se aos pares em cada nó, sendo uma bem maior do que a outra, e os pares de folhas estão dispostos de forma alternada no ramo. Eventualmente pode apresentar até três folhas por nó e todas de tamanhos desiguais.

As folhas são simples, sem pelos, possui margem inteira, tem formato elíptico a oblongo, sendo a folha menor mais arredondada,  são verde-escuras e brilhantes, e o pecíolo é alado.

A inflorescência é oposta ao par de folhas, as flores são pequeninas (1 cm de diâmetro), com 5 pétalas de cor branca a lavanda esbranquiçada e ficam dispostas viradas para baixo. O florescimento ocorre na primavera até o outono.

Os frutos são bagas globosas levemente divididas ao meio, eles ficam dispostos em pedicelos eretos, são duros e de cor verde quando imaturos, quando maduros são suculentos, amarelos e de sabor adocicado.

No interior dos frutos estão as sementes, entre 70 a 80, elas tem formato achatado e são de cor branco-amareladas, são dispersadas por pássaros e morcegos que consomem os frutos e possuem potencial germinativo por cerca de dois anos.

ramo-com-flores-para-baixo-e-frutos-verdes-para-cima
Ramo com flores viradas para baixo e frutos em pedicelos eretos

7 Comentários

  1. Gostei muito. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Solanum diphyllum eu tenho a amarela aqui no Rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm do estado do rio, aki em casa cresceu uma e ja vi varias na roça tbm

      Excluir
  3. Obrigada pela informação. No meu jardim apareceu do nada... Não sabia que planta era aquela. É bastante resistente a pragas, pois tive problema com uma infestação de pulgões, perdi algumas plantas e ela resistiu bravamente.

    ResponderExcluir
  4. Nasceu um pé espontâneo no meu quintal.

    ResponderExcluir
  5. No meu quintal há dois pés!

    ResponderExcluir
  6. Nasceu uma aqui,e eu acho muito fofas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem