Sagu-de-madagascar (Cycas thouarsii)

Palmeira-sagu ao lado do muro


Família - Cycadaceae

Gênero - Cycas L.

Nome científico - Cycas thouarsii Gaudich.

Sinônimo - Cycas circinalis L.

Origem - Exótica no Brasil

A espécie Cycas thouarsii é conhecida popularmente como sagu-de-madagascar, cica-de-madagascar, palmeira-sagu, palmeira-samambaia, ou somente cica e sagu.

Apesar de muitas vezes ser confundida com algum tipo de palmeira, essa espécie pertence ao grupo das gimnospermas, um grupo de plantas que tem como uma de suas características produzir sementes sem a presença de frutos, portanto não possuem nenhuma relação com as palmeiras que pertencem ao grupo das angiospermas.

O sagu-de-madagascar, assim como o sagu-de-jardim (Cycas revoluta), pertence ao gênero Cycas, um gênero com plantas primitivas que já estão na terra há milhares de anos e que preservaram quase as mesmas características desde a sua origem.

Essa planta é originária de florestas tropicais de alguns países da África Oriental e vem ganhando espaço nos jardins mundo afora. Como planta ornamental essa palmeira-sagu possui crescimento rápido (ao contrário do sagu-de-jardim) e pode ser plantada a meia sombra ou a sol pleno. Ela exala forte aroma em sua fase reprodutiva, podendo ser agradável para quem gosta de aroma herbal.

Características do sagu-de-madagascar


Sagu macho com cone reprodutivo no topo da coroa
Sagu macho

Cyca thouarsii é uma planta arbustiva que pode alcançar até 10 metros de altura, possui caule robusto com espessura acima de 1 metro de circunferência, é rugoso e apresenta vestígios basais das folhas perdidas.

As folhas possuem pecíolo cilíndrico por baixo e com uma quina no lado superior, e ainda duas fileiras de espinhos; elas são compostas e ficam arranjadas em espiral; são verde-escuras e brilhantes; são grandes, com aproximadamente 2 metros de comprimento e ficam com o ápice ligeiramente arqueado; os seus folíolos são glabros, coriáceos, lineares e curvados, possuem uma nervura central verde-clara e margem inteira e plana.

A palmeira-sagu é um tipo de planta unissexual, possui indivíduos machos e fêmeas. A planta não possui inflorescência, na fase reprodutiva ela desenvolve estruturas no topo do caule para produção de pólen nas plantas machos, e óvulos nas plantas fêmeas.

Na planta macho a produção de pólen ocorre por meio de um cone (estróbilo) alongado verticalmente, de cor alaranjada e formado por inúmeras escamas espatuladas denominadas microsporófilos.

Na planta fêmea as sementes se desenvolvem em estruturas denominadas megasporófilos, são folhas modificadas com óvulos. Na maturação as sementes globosas fica arranjadas penduradas no topo e ao redor da coroa do caule.

Manutenção


A palmeira-sagu é uma planta rústica, requer pouca manutenção quando plantada diretamente no solo do jardim. Adubação é necessário caso a planta esteja em vaso, nesse caso poderá ser feito com fertilizante de liberação lenta.

Podas são necessárias nas folhas que estão envelhecendo e ficando muito arqueadas, ou nas que já estão mortas e penduradas na parte inferior da coroa.

Já em relação as mudas de sagu, elas podem ser feitas facilmente pelas brotações que surgem junto à base do caule.

Cone reprodutivo do sagu macho de cor alaranjada
Estróbilo

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem

publicidade